Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA PAES VIEIRA REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA PAES VIEIRA REIS
DATA : 31/03/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Memória Gráfica Urbana do Recife:  uma reflexão acerca de possíveis relações entre design e arquitetura através de suas superfícies decorativas.


PALAVRAS-CHAVES:

Memória gráfica, paisagem urbana, memória gráfica urbana.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A arquitetura presente na cidade do Recife forma uma trama com influências de diversas épocas. Desde construções colonizadoras portuguesas e holandesas, passando por períodos de modernização de meados do século XX e pelos planos urbanísticos elaborados nos anos 1930 a 1950. As construções históricas recifenses datadas do século XX e XIX encontram-se em maior quantidade no bairro do Recife Antigo e na expansão do seu centro histórico, na Zona Norte da cidade, em bairros como Casa Forte, Poço da Panela, Graças e Derby. São também locais que estão passando por uma crescente mudança arquitetônica através da especulação imobiliária, de modo que, cada vez mais, construções dessas épocas dão lugar a prédios. Assim, um processo de degradação do patrimônio da cidade lentamente se instaura, levando consigo os elementos gráficos e visuais de sua arquitetura como cobogós, ladrilhos hidráulicos, azulejos e gradis.
O objetivo geral deste estudo é discutir o conceito de Memória Gráfica Urbana a partir de elementos decorativos presentes em fachadas de alguns bairros da Cidade do Recife. O objeto de estudo está concentrado em quatro elementos decorativos presentes na arquitetura desta cidade: cobogó, ladrilho hidráulico, azulejo e gradil. Pretendemos então mapear, registrar e analisar esses elementos que compõem a paisagem urbana e arquitetônica e estão fortemente evidenciados no seu casario.
Acreditamos que a perspectiva do design nesta pesquisa, baseada nos conceitos de Memória Gráfica (REIS, 2015) revelará valores dos elementos decorativos da arquitetura que podem ainda ser desconhecidos. Poderá também contribuir para o levantamento e registro da Memória Gráfica Brasileira unindo-se a grupos de pesquisa como o Instituto Memória Gráfica Brasileira - IMGB - (LESCHKO et al 2016). Sob esse ponto de vista, o design irá se apropriar da arquitetura e tomar para si suas expressões gráficas. Arquitetura e design se unirão neste trabalho com o propósito de salvaguardar essa memória gráfica e afetiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FERNANDA GUIMARÃES GOULART - UFMG
Externa ao Programa - 1263617 - CAMILA BRITO DE VASCONCELOS
Interno - 1351969 - NEY DE BRITO DANTAS
Presidente - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 14:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04