Banca de DEFESA: MAIANA CUNHA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAIANA CUNHA ARAUJO
DATA : 07/02/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA (Cadastro retroativo de banca - data real: 28/09/2020)

O PAPEL DO AMBIENTE CONSTRUÍDO SOBRE A EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA SOBRE A ATENÇÃO E A RELAÇÃO COM O APRENDIZADO

Salas de aula. EAC. Atenção. Aprendizado.

A ergonomia do ambiente construído trata o ambiente como colaborador das atividades realizadas pelo ser humano, e portanto é a lente adequada para a análise de ambientes de ensino. Tendo esta compreensão sobre a atuação do espaço edificado, esta pesquisa partiu da hipótese de que o ambiente possui influência sobre o aprendizado, e estruturou-se com o objetivo de investigar como esta contribuição acontece. Com base em levantamentos de dados iniciais, verificou-se a possibilidade de comprovar essa relação através da interferência do ambiente sobre a atenção dos alunos e, consequentemente, sobre seu aprendizado. Foram estabelecidos critérios para a seleção de duas instituições de ensino da rede pública da cidade do Recife cujas características permitissem a comparação entre seus dados. Em seguida foi feita a análise ergonômica de suas salas de aula através da utilização da Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC) (VILLAROUCO, 2001). Este método possui entre suas etapas a investigação da opinião do usuário, que foi realizada através da utilização da Constelação de Atributos (EKAMBI-SCHMIDT, 1974). Para a análise da atenção foi utilizada a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) (RUEDA, 2013). Acredita-se que os dados levantados podem ser de grande contribuição para este nicho de pesquisa pois estabelecem uma relação importante entre ambiente e atenção, onde os alunos usuários das salas de aula melhor ergonomicamente avaliadas apresentaram melhor desempenho no teste aplicado. Também identificou-se que fatores ambientais específicos tiveram relação direta com a atenção e levantou-se um debate sobre os índices de conforto e a percepção dos estudantes. Estas informações reforçam a necessidade de se construir edificações escolares com qualidade, pensando o edifício como uma ferramenta que pode colaborar para uma melhor qualidade do aprendizado, tendo em vista o fato de que a educação é uma das formas de contribuir hoje para um futuro melhor.

Externa à Instituição - ZILSA MARIA PINTO SANTIAGO
Externa à Instituição - DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI
Externo à Instituição - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 1527991 - LOURIVAL LOPES COSTA FILHO