Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO BRITO NOVAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS EDUARDO BRITO NOVAIS
DATA : 22/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/yfd-jgdi-pxx

Caligrafia para o Design de Tipos: Estudo sobre a compreensão acerca da Coerência Formal e Espaçamento de Caracteres em alunos de Caligrafia

caligrafa; design de tipos; ensino; esaçamento; correlação de forma.

Caligrafa, como área esecífca da escrita, e o design de tipo dividem entre si o mesmo objeto de trabalho, o desenvolvimento de letras (SMEIJERS, 2015). De fato, designers de tipos trabalharam utilizando a referência do desenho caligráfco para a composição de seus primeiros trabalhos tais como Johannes Gutenberg, com a Textura Quadrata; ou Nicolas Jenson com a insiração humanista (CLAYTON, 2013; HEITLINGER, 2011; KNIGHT, 2019). Essa relação referencial do desenho apresenta seu marco de rompimento com o desenvolvimento da Roman du Roi, quebrando a relação entre a geometria da pena e a forma da letra (CLAYTON, 2013). Apesar dessa ruptura, é possível encontrar autores afrmando que o conhecimento da técnica caligráfca é importante para o desenvolvimento de um designer de tipos ainda que não seja indisensável (JOHNSTON, 1977; PERKINS, 1986; Zapf apud PIEPER; SCHÖNBECK, 2001; UNGER, 2018). Assim, este trabalho debruça-se sobre este problema para tentar resonder a seguinte questão: A participação de estudantes em uma ofcina de caligrafa melhora as suas percepções de atributos de correlação de forma e esaçamento para Design de Tipos? Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas: 1) Compreender o universo da caligrafa; 2) Explorar as relações sobre ela e design de tipos; 3) Desenvolver uma Ofcina de Caligrafa focada na formação de designers de tipos, 4) Testar e desenvolver sistemas de avaliação e de análise de imagem e 5) Realizar o experimento da pesquisa e apresentar resostas ao problema posto. Durante a projeto, o pesquisador foi agraciado com a bolsa do Programa de Doutorado Sanduíce no Exterior (PDSE) fomentada pela CAPES (Processo no 88881.188400/2018-01) que permitiu que a coleta de dados junto ao Department of Typography and Graphic Communication da Universidade de Reading (Inglaterra). Ao fnal, foi desenvolvido uma Ofcina de Caligrafa com dois materiais didáticos (Apostila e Fonte Tipográfca), além dos exercícios e sistema de análise de imagens. O experimento foi aplicado dentro da disciplina de Design de Tipos, semestre 2020.1, do curso de Design (UFPE). A análise estatística descrita apontou para leves melhoras nas percepções gerais ainda que não generalizáveis. A análise quantitativa demonstrou um interesse dos alunos pelo tema e qualidade nos trabalhos desenvolvidos apesar de considerações sobre a carga horária demanda para o assunto.

Externa à Instituição - EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - PUC - RJ
Interna - 030.426.594-29 - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Interna - 2497208 - ISABELLA RIBEIRO ARAGAO
Externo à Instituição - PRISCILA LENA FARIAS - USP