Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS ALVES VILAR DE SANT'ANNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS ALVES VILAR DE SANT'ANNA
DATA : 28/01/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Projetando Videogames Sistêmicos: características, práticas e processos de jogos baseados em relações complexas

Jogos Sistêmicos; Emergência; Interatividade; Processos; Jogabilidade.

Apesar de hoje constituírem a segunda maior indústria do entretenimento, atrás apenas da televisão, os videogames são uma área de estudo relativamente recente, e muitas de suas práticas ainda são construídas de maneira empírica por parte das empresas desenvolvedoras, ficando o conhecimento resultante restrito aos seus produtores, principalmente no que diz respeito às particularidades estéticas dos gêneros e aos métodos de produção. Isso constitui uma barreira para a entrada de novas pessoas no mercado, especialmente para a produção de jogos baseados em estruturas mais complexas, como os jogos sistêmicos. Videogames sistêmicos são aqueles projetados para construir uma experiência baseada na conectividade e interatividade entre todos seus sistemas relevantes, permitindo que seus elementos tenham conhecimento uns dos outros e possuam formas de influenciar seus comportamentos - e serem influenciados de volta. Projetar um jogo com relações complexas e responsivas traz ao mesmo tempo grandes oportunidades e grandes desafios, requerendo cuidado especial e uma abordagem que contemple as dinâmicas dessas relações. Esta pesquisa visa realizar uma revisão sistemática da literatura para verificar o estado da arte sobre os jogos digitais sistêmicos. As informações encontradas serão utilizadas, juntamente com relatos do processo de produção e análise prática dos jogos explorados num estudo de caso, para caracterizar o subgênero, examinar suas estratégias metodológicas e processuais, e verificar como os mesmos constroem as relações complexas de interação entre seus sistemas e como isso contribui para a experiência final dos artefatos. Essas práticas serão então sistematizadas através de conceitos teóricos da área de game design para propor uma metodologia projetual preliminar que possa contribuir para a criação de jogos que visam construir experiências baseadas em interações sistêmicas, ajudando a viabilizar a participação de pessoas oriundas de áreas diversas no processo de criação, ideação e planejamento desses jogos.

Interno - 1203420 - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES
Externo ao Programa - 1277035 - GEBER LISBOA RAMALHO
Presidente - 2155038 - PEDRO MARTINS ALESSIO
Notícia cadastrada em: 21/01/2022 13:47