Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR TAVARES DE CARVALHO CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTUR TAVARES DE CARVALHO CRUZ
DATA : 31/01/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Animação Facial 3D: Concepção de uma alternativa eficiente e de baixo custo


PALAVRAS-CHAVES:

Animação 3D, expressões faciais, jornada do usuário, motion capture

 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O mercado de animação tridimensional é altamente lucrativo, porém depende de um enorme
arcabouço técnico e de alto poder econômico para a aquisição de hardware e software
especializados. Um dos processos mais trabalhosos dentro do Pipeline de Animação 3D, é a
animação facial, etapa que pode ser feita manualmente através da parametrização de
expressões faciais por meio do Sistema de classificação de expressões faciais FACS (Facial Action
Coding System) com posterior alternância entre esses parâmetros de forma manual, ou através
de técnicas automatizadas, que podem depender de diversas tecnologias, como triangulação de
marcadores faciais através de múltiplas câmeras, tecnologias de visão computacional que
necessitam de muito pré-processamento ou pós-processamento e tecnologias baseadas em
input de áudio. Apesar de diversas iniciativas, a maioria das soluções existentes são destinadas
a grandes estúdios cinematográficos, dependendo de grande poder de processamento ou de
custosas licenças de software e aquisição de equipamentos altamente especializados. Em
contrapartida, diversas tecnologias de mapeamento de movimento e expressões faciais
surgiram nos últimos anos, tornando esse processo menos custoso do ponto de vista
computacional, mas dependendo de implementações tecnológicas que vão além do
conhecimento técnico do Designer de Animação. Com o intuito de fomentar a busca pela
diminuição da barreira de entrada em relação a custos e à jornada do usuário para o Designer
de Animação 3D e estúdios independentes no processo de animação facial, este trabalho tem o
objetivo de desenvolver uma ferramenta de animação facial de baixo custo que tenha seu
resultado equiparável a ferramentas existentes no mercado, através de uma revisão
bibliográfica sobre o estado da arte em animação 3D facial; da prototipagem de uma nova
ferramenta de animação facial de baixo custo e da validação e comparação com métodos e
ferramentas existentes. Espera-se, como resultado desta pesquisa, além de um
aprofundamento e uma visão panorâmica acerca do estado da arte das técnicas existentes de
animação facial e suas problemáticas, o desenvolvimento de uma ferramenta de baixo custo e
de código aberto que atue em um dos processos que compõem o pipeline de animação
tridimensional facial.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FABIANA FRATA FURLAN PERES - UNIOESTE
Presidente - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Interno - 2155038 - PEDRO MARTINS ALESSIO
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 08:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03