Banca de QUALIFICAÇÃO: MORGANA LEOPOLDINO MARCOLINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MORGANA LEOPOLDINO MARCOLINO
DATA : 31/01/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE MODA DIGITAL, SOBRE UMA PERSPECTIVA DA MATURIDADE E FAIXA ETÁRIA TRANSITÁRIA FEMININA 


PALAVRAS-CHAVES:

etarismo feminino; fast fashion; sociedade 5.0; comportamento de consumo; gerontecnologia.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Ao passo que a sociedade evolui, surgem novas narrativas que afetam as múltiplas esferas
do comportamento humano, principalmente quando se trata da mulher, diretamente
afetada em todas as suas fases de vida, visto que desde a infância são atribuídos certos
códigos sociais que interferem na forma como deveria agir, vestir-se, e ser, e por sua vez
a tornam excludente nas participações sociais, principalmente na etapa do
envelhecimento, criando uma espécie de materialização coletiva, de como a idade deveria
definir suas perspectivas, anulando e dissociando sua imagem como um ser que ainda é
desejante, e que aspira por se reconstruir como indivíduo ativo, transitando por vários
universos principalmente pelo campo digital, constantemente possibilitando a ascensão
de novas possibilidades, conexões e ideias antes inimagináveis. Essa pesquisa buscou
analisar as narrativas em torno da maturidade e sua relação com a tecnologia através do
consumo de moda fast fashion digital, pode-se dizer que flutuamos entre uma constante
transformação, e consequente quebra de paradigmas sobre o desejo feminino,
simultaneamente com o aumento da independência e expectativa de vida /acesso a
informação. O objetivo deu-se Interpretar as narrativas do consumo de moda casual fast
fashion em mulheres maduras mediante o conceito de revolução transitória sob a
desconstrução de idade na experiência de compra. Para este fim foi conduzida uma
pesquisa de caráter qualitativo, com método de abordagem dialético, partindo de um préteste
através de questionário aplicado com 10 mulheres maduras, diante sua relação com
processo de compra online e relação de identidade. A análise do estudo demonstrou as
dinâmicas de compra do vestuário na esfera digital fast fashion, correlacionando auto
imagem, a jornada do usuário em adquiri a roupa, e as relações psicológicas que emergem,
ao ponto do rompimento da mulher com as barreiras do etarismo. Com este estudo
possibilita identificar - se como se estabelece a relação entre a tríade de moda, tecnologia
e a reconstrução do “Eu” dentro das perspectivas do consumo digital, obtendo um
direcionamento para a continuidade do projeto de pesquisa, através das experiências de
comportamento e a multifacetagem identitária transitário feminino.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1450727 - ANDREA FERNANDA DE SANTANA COSTA
Interna - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Presidente - 476.017.444-34 - MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 07:51
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