Os artefatos e a representação de gênero na revista O Cruzeiro
Gênero; Artefatos; Representação; O Cruzeiro.
O espaço social é marcado por aspectos históricos e culturais determinantes para a
formação de práticas de consumo que estão estruturadas a partir da binaridade de gênero,
posicionando os sujeitos em uma relação de poder. É nesse contexto que esta pesquisa
aborda a representação de gênero associada ao discurso, assim como os seus efeitos no
campo do design, considerando a materialidade dos artefatos como produto e processo
constituinte da representação de gênero da mulher. Nesse sentido, trata do papel simbólico
da publicidade no espaço social marcado pelas relações de poder, levando em conta os
esforços das estruturas sociais em hierarquizar a função social do masculino e feminino.
Sendo assim, será trabalhado nesta pesquisa o conceito de representação de
gênero(LAURETIS,1994).
O estudo abrange a 1a edição da revista O Cruzeiro no ano de 1953. O objetivo desta
pesquisa é conceituar as implicações da representação de gênero presentes no campo
simbólico, na materialidade e no cotidiano da mulher. A partir da observação da amostra é
objetivado gerar uma categorização das atividades direcionadas às mulheres, seguindo as
diretrizes de agrupamento em blocos adotada por Bruschini (2008), compreendida por
atividades que se alinham aos marcadores de gênero.