Banca de DEFESA: GUTENBERG XAVIER DA SILVA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUTENBERG XAVIER DA SILVA BARROS
DATA : 28/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/boj-esqx-fmn
TÍTULO:

Diretrizes para o uso da manufatura aditiva como ferramenta geradora de informação visual para pessoas com deficiência visual: o design como peça fundamental no processo de inclusão.


PALAVRAS-CHAVES:

pessoas com deficiência visual; impressão 3D; manufatura aditiva; FFF; FDM; diretrizes; acessibilidade


PÁGINAS: 223
RESUMO:

A pesquisa averiguou a literatura científica e ouviu pessoas a respeito da criação de conteúdo táctil para pessoas com deficiência visual. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidos e aplicados dois experimentos. O primeiro investigou materiais alternativos para servirem de base para o uso de impressão 3D, como forma de reduzir os custos de produção. Também testou a aderência de diferentes valores de largura, altura e ângulos das linhas de contorno, bem como de diferentes formas geométricas e preenchimentos de superfície sobre estes materiais. O segundo experimento, selecionou os melhores resultados do primeiro estudo e os submeteu a 28 voluntários com deficiência visual utilizando atividades que se baseiam em habilidades cujas bases são utilizadas no dia a dia: localizar e seguir uma linha (exploração), discernir diferentes texturas (discriminação táctil), identificar figuras (compreensão da imagem) e localizar cópias delas (compreensão espacial). Os resultados apontam que é possível utilizar materiais a base de celulose com gramatura entre 120 g/m2 e 180 g/m2 para apoiar as impressões, em vez de confeccionar uma base para as informações, com ganhos de 670% a 4050% no tempo de produção e de 769% a 2914,29%, no consumo de materiais, desde que não haja necessidade de dobradura do conteúdo confeccionado. As larguras ideais para a impressão estão entre 0,8 mm e 1,2 mm. As alturas com melhor desempenho nas atividades junto aos voluntários estão entre 0,2 mm e 0,4 mm. Os ângulos ideais estão entre 0° e 20° em relação a um eixo de torção da folha. As formas devem receber pequenos arredondamentos nas quinas e preferencialmente se alinharem aos ângulos mencionados. A superfície de preenchimento não afeta a aderência. O preenchimento interno (infill) pode ser utilizado como gerador de texturas e deve ser ajustado para densidades de 10% até 50%, ou 10% a 90% quando combinadas com outras texturas. A condição de visão (baixa visão ou perda completa) e condição da perda da visão (congênita ou tardia) não influenciaram os resultados. A escolaridade afetou as atividades de identificação de objetos e de localização das suas cópias. Na conclusão, encontra-se uma lista detalhada de recomendações para a produção e aplicação de materiais táteis que vão desde a simplificação das formas ao estímulo ao uso das duas mãos durante a assimilação do conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Externa ao Programa - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO
Externa ao Programa - 2155041 - LETICIA TEIXEIRA MENDES
Externo ao Programa - 1138533 - LUCAS JOSE GARCIA
Externa à Instituição - FLAVIA DANIELA DOS SANTOS MOREIRA
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 16:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11