DESIGN E MIMESE: RELAÇÃO EPISTEMOLÓGICA E INVESTIGAÇÃO METAPROJETUAL.
Design; Mimese; Metáfora; Analogia; Métodos Criativos.
Esta pesquisa pretende compreender como a mimese, enquanto conceito e processo criativo, se relaciona com a atividade projetual do Design, especialmente no âmbito estético e simbólico do objeto (LOBACH, 2011) e o quão eficaz é esta relação na promoção do engajamento do usuário, sujeito consumidor, em relação à percepção visual e às sensações e sentimentos resultantes deste processo de fruição mimética. Para a elucidação do conceito abrangente de mimese, foram citados autores da Filosofia clássica, como Platão e Aristóteles, e também autores modernos como Theodor Adorno e Walter Benjamim. No campo do Design, em pesquisa exploratória inicial foi verificado que a mimese pode ser classificada em duas categorias distintas, devido às peculiaridades das respectivas fontes de inspirações, ou seja: a mimese de elementos naturais — Biomimética —, e a mimese de elementos artificiais, oriundos da produção cultural humana. Além disso foi ressaltada a importância da Semiótica (PIERCE, 1977) como instrumento de análise, devido à didática relação entre objeto e representação. Em outro momento, 29 artigos identificados em revisão sistemática contextualizaram a mimese aplicada ao contexto projetual de diversos modos, ampliando consideravelmente às possibilidades sobre o tema e enfatizando algumas premissas importantes, como: a recorrência do caráter empírico na relação entre mimese e design, a utilização dos termos “alvo” e “fonte” para se referir a semântica mimética, a importância da colaboração de grupos focais, a eficiência da analogia como ferramenta cognitiva, a vasta interdisciplinariedade, a consolidação na inspiração da natureza — Biomimética —, a recorrência da metáfora homem máquina e também algumas outras metáforas sociais. Posteriormente, esta relação epistemológica servirá como base para criação de método criativo mimético, a fim de confirmar ou refutar, através da coleta de dados empíricos, a eficácia da mimese como ferramenta de criação.