IDTC: Adaptação do Design Thinking Canvas Considerando a Inclusão de Requisitos de Acessibilidade no Desenvolvimento de Interfaces de Jogos Digitais.
Design. Metodologia Ágil. Jogos Digitais. Interface. Acessibilidade.
O propósito da presente pesquisa é desenvolver e parametrizar uma metodologia ágil de design de interfaces para jogos digitais que considere a acessibilidade como um requisito de projeto baseada na metodologia Design Thinking Canvas de Neves (2019). A proposta desta adaptação justifica-se ao se considerar as características particulares e contextuais do jogo digital enquanto artefato e interface, de modo que o método de design considere suas especificidades, e.g. ludicidade e motivação de uso, além da inexistência de metodologias específicas para o design de interfaces de jogos digitais que considerem a acessibilidade como um requisito de design. A hipótese é que a agilidade e a inclusão de requisitos de acessibilidade no design de interfaces para jogos digitais impactem positivamente na usabilidade da metodologia. A adaptação será validada em um experimento comparativo entre a metodologia adaptada e uma metodologia de design de interfaces para jogos digitais já estabelecida na literatura, com dois grupos de 30 usuários cada, que utilizarão as metodologias em um projeto de design; as metodologias serão ministradas por meio de workshops gratuítos. Os usuários serão alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da UniFacisa, em Campina Grande – PB, com perfil de experiência iniciante/intermediária na área. Como não há documentação para avaliação de uma metodologia de design de interfaces na literatura, pretende-se utilizar indicadores de usabilidade para avaliar a eficácia, a eficiência, a satisfação de uso e o nível das soluções de acessibilidade propostas usando cada metodologia. O método de pesquisa adotado é misto, objetivando coletar dados qualitativos e quantitativos, sob uma perspectiva teórico-pragmática. A comparação e a triangulação entre os resultados obtidos em cada grupo deverão servir para o desenvolvimento das inferências relativas ao design da nova metodologia, validando o impacto e as contribuições desta enquanto método ágil e uma potencial ferramenta para o design de interfaces de jogos digitais mais acessíveis.