HEINRICH MOSER, UM ARTISTA PIONEIRO DO DESIGN: perspectivas da Memória Gráfica Pernambucana, no início do século XX.
Memória gráfica. Heinrich Moser. Pioneiro do design.
Esta tese busca enxergar a contribuição que Heinrich Moser (1886 - 1947) deu a Pernambuco na área do que pode ser entendido como design gráfico. Para isso analisa seus artefatos e leva em conta a sua atuação diversificada tanto na imprensa quanto em outros setores. Nesse sentido, essa pesquisa busca investigar a trajetória desse artista, sua dinâmica de trabalho, suas relações profissionais, seu trabalho como docente na Escola de Belas Artes (EBA), seu círculo de amigos, enfim seu papel na vida social e artística no estado de Pernambuco. Com foco na memória gráfica, este trabalho se fundamenta tanto em autores que ajudam a entender o contexto do início do século XX em Pernambuco/Brasil, quanto em pesquisadores da história do design como Meggs, Purvis (2009), Hollis (2000), Melo, Ramos (2011) e Cardoso (2005) (2009) entre outros. Este estudo também busca refletir sobre os
artefatos em questão sob a ótica do design da informação (TWYMAN, 1979, 1982; ASHWIN,1979). Assim, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com método histórico e analítico/descritivo, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais (GIL, 2019; RICHARDSON, 2012; SANTOS, 2018). Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se, além de visitas a acervos históricos e pesquisa bibliográfica, a intensa investigação em plataformas
de acervos on-line nos periódicos de mídia impressa digitalizados, como da Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBN). Algumas descobertas foram surpreendentes.