Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ EDUARDO ARAÚJO LOBO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ EDUARDO ARAÚJO LOBO
DATA : 08/10/2021
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

WEB AR APLICADA À PROTOTIPAGEM VIRTUAL DE PRODUTOS CONCEITUAIS: uma análise através da Design Science sobre a aplicabilidade da realidade aumentada móvel na prototipação virtual de design conceituais.


PALAVRAS-CHAVES:

Realidade Aumentada Móvel, Prototipagem Virtual, Desenho Técnico, Design Cenográfico, Habilidade Espacial, Design de Interação.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta dissertação investiga a aplicação da realidade aumentada como ferramenta de mediação na cognição do detalhamento técnico aplicado no âmbito da produção cenográfica de design conceituais. Para tanto, a fundamentação teórica compreende os temas da realidade aumentada, aprofundando-se à realidade aumentada móvel baseada na web - Web AR; além da prototipagem virtual e o design técnico. O processo de pesquisa decorreu à luz da Design Science Research (DSR),uma vez que buscou desenvolver uma solução para uma classe específica de problemas que atendem a propósitos humanos, assim como produzir conhecimento a partir desse processo. Para alcançar os objetivos da pesquisa, a DSR considera métodos abdutivos, combinados com métodos indutivos e dedutivos. A pesquisa é delineada em cinco etapas principais. A primeira, conscientização, consiste na definição e formalização do problema a respeito da comunicação técnica espacial na linha de produção cenográfica (ambiente externo) de tailor mades. As soluções satisfatórias necessárias são delineadas pela revisão bibliográfica e a análise de artefatos similares tendo como resultado a definição dos requisitos e o escopo, que conduzem o processo do projeto, desenvolvimento e avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Externo à Instituição - RAFAEL RIEDER - PUC - RS
Presidente - 2647023 - WALTER FRANKLIN MARQUES CORREIA
Notícia cadastrada em: 20/09/2021 15:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02