MOBILIÁRIO NO CINEMA: A CAMA ENQUANTO OBJETO POÉTICO
Mobiliário no cinema, cama, objeto poético, cultura material
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a cama enquanto objeto
poético, observado através da sua presença no imaginário elaborado pelo cinema de ficção.
Nossos objetos são cenas de filmes nacionais, nas quais a presença deste mobiliário se faz
simbólica. Baseando-se nas discussões propostas por Gilbert Durand e Gaston Bachelard sobre
imaginação simbólica, espaços poéticos e temporalidades, propomos investigar como o cinema
funciona como um produto de representação e construção da realidade social, que fabrica
códigos, símbolos, signos alegóricos, mitos e narrativas. Desse modo, tanto a representação
quanto a construção da realidade social produzem o imaginário na sociedade. Discutimos a
cama como o lugar das representações íntimas, também atravessada pelos estudos do design de
produto. Nesse entendimento, abarcamos uma perspectiva multidisciplinar de envergadura
antropológica e filosófica, a fim de interpretar e analisar como os filmes contemporâneos que
mostram cenas onde as camas desenvolvem discursos dos espaços poéticos memoriais
cotidianos do quarto e da casa. Nesse sentido, a dissertação tem como base uma pesquisa
teórica para empreender o cinema como possibilidade de investigação no design.