Banca de QUALIFICAÇÃO: AMELIA PAES VIEIRA REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMELIA PAES VIEIRA REIS
DATA : 10/08/2021
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Design Político em Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

artefatos gráficos políticos - história do design - design político - ativismo - democracia - cultura material - redemocratização do Brasil.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Durante o final da década de 1970 e a década de 1980 em Pernambuco, artistas e designers produziram artefatos gráficos ligados a ações políticas no contexto da redemocratização do Brasil, notadamente durante as campanhas em favor da Anistia, pelas Diretas Já e eleições de 1982, 1984, 1986 e 1989. Reunidos frequentemente em torno de brigadas artísticas, entre elas a Portinari e a Henfil, fizeram intervenções gráficas e murais nas cidades de Olinda e Recife com propagandas políticas e reivindicações sociais. Esta pesquisa partiu da premissa que, além dos murais, outros artefatos gráficos teriam sido criados nesse contexto. A partir de uma pesquisa exploratória preliminar foram coletados registros diretos e indiretos de murais, anúncios, cartazes, capas de revista, camisas, livros, HQs, marcas e até outdoors. São peças de campanhas eleitorais, de comunicação política institucional e que representam temas políticos mais gerais, como questões ligadas aos movimentos sociais e das minorias, sindicalização, entre outros. Realizar um inventário desta produção é o objetivo desta pesquisa que está inserida no campo da História do design. Adota uma abordagem metodológica interdisciplinar, e para isso, utiliza aportes da Cultura Material e dos estudos de Memória. Uma das hipóteses da tese é que artefatos gráficos políticos mediaram a relação entre indivíduos, questões emergentes e a sociedade, criando espaços de diálogo que contribuíram para o restabelecimento da democracia no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA BARBOSA DE ARAUJO - FJN
Interna - 2497208 - ISABELLA RIBEIRO ARAGAO
Presidente - 1133862 - SILVIO ROMERO BOTELHO BARRETO CAMPELLO
Interna - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO
Notícia cadastrada em: 14/07/2021 15:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03