NESSA CASA TEM CRIANÇA: O ESPAÇO RESIDENCIAL PERCEBIDOCOMO FAVORECEDOR DE ATIVIDADES COTIDIANAS PARA CRIANÇASDECINCO ANOS
ergonomiadoambienteconstruído;affordances;ambienteresidencial;criançadecincoanos;atividadescotidianas.
A partir da constatação de que para desenvolver habilidades sociocognitivas,criançasdecincoanosdeidadenecessitamdeumainteraçãoativaeautônomacom seus espaços de convivência diária, esta pesquisa, de caráter qualitativo,considerouaspectosdaTeoriadosAffordancescomoobjetivodeanalisarcomoo espaço residencial é avaliado por crianças de cinco anos e seus cuidadoresquantoarealizaçãodesuasatividadescotidianas.Nasentrevistasestruturadas,osparticipantesanalisaramfotografiasdediferentesambientesdesaladeestar,cozinhaequartoinfantil,demodoavaliareidentificarelementosecaracterísticasfísicas capazes de possibilitar ou restringir atividades cotidianas por crianças decinco anos. Observou-se, ao comparar os resultados obtidos entre os gruposabordados,faltadeconsensoemrelação:àquantidadederestriçõesapontadasemgeral,àsmençõesreferentesaousodetelaseaquaiselementosforneceriamaffordancesparaobrincar(especialmentenasaladeestar).Consensualmente,destacou-sequeapercepçãodoalcanceeacessodeobjetospelascrianças,bemcomoaludicidadeeaassimilaçãodasfunçõesdosambientes de forma clara e coesa, foram interpretados como característicascapazesdefavorecer arealização, principalmentedeformaautônoma,deatividades cotidianas por crianças de cinco anos. Ao final, após discutir osresultadosespecialmentesobavisãodaErgonomiadoAmbienteConstruído,foielaboradoumquadroderecomendaçõesprojetuaisparaosprincipaisambientesdomésticos, de modo a estimular arquitetos e designers a considerarem asnecessidadesambientaisdecriançasdecincoanos,contribuindoparaofavorecimentodesuasatividadescotidianase,consequentemente,seudesenvolvimentosociocognitivo.