IMPLEMENTAÇÃO DO BIM NO ENSINO: Proposta de adequação da matriz curricular do curso de arquitetura e urbanismo da UFPE visando à adoção do BIM
Adoção BIM / Competência em BIM / Maturidade em BIM / Permeabilidade BIM / BIM no ensino superior.
Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que trata das permeabilidades da matriz curricular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco para a adoção do BIM, indicando caminhos para a sua inserção, benefícios para a formação dos estudantes e os desafios para a sua adoção. Os procedimentos usados para a realização da pesquisa foram: 1) Analise do BIM na formação do Arquiteto e Urbanista, com discussão dos conceitos, adoção, e impactos na formação profissional; 2) Pesquisa e discussão sobre experiências de implementação BIM na matriz curriculares desse curso; 3) Identificação de competências relacionadas à implementação do BIM no curso; 4) Investigação de desafios e benefícios que o BIM pode trazer para a formação dos estudantes; 5) Proposição de um modelo de adoção do BIM na estrutura desse curso. O método em desenvolvimento é exploratório, qualitativo, de natureza fenomenológica. São discutidos alguns dos problemas para a implementação do BIM no ensino superior como: a) O baixo interesse dos docentes para trabalhar com o tema; b) Poucas experiências nacionais; c) Distância da academia à realidade da indústria da construção; d) Alto custo das tecnologias associadas ao BIM; e) Necessidade de reorganização da estrutura física dos cursos. Os resultados iniciais apontam para: adaptação da matriz curricular ao BIM, com o aprofundamento de práticas integradas e colaborativas; maior participação dos setores produtivos na formação do estudante; articulação entre inovações tecnológicas e transformação dos processos de projeto. Este trabalho pretende discutir algumas dessas questões.