Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BEATRIZ TOMAZ PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA BEATRIZ TOMAZ PEREIRA
DATA : 10/02/2022
LOCAL: remoto
TÍTULO:

OLHOS NAS RUAS:

Morfologia, campos visuais e percepção de segurança urbana nasportarias de prédios em Boa Viagem


PALAVRAS-CHAVES:

campos visuais, segurança urbana, portarias,  recife


PÁGINAS: 20
RESUMO:

As morfologia urbana de edificações verticalizadas na cidade se associam a uma transformação da interface publica-privada. O enclausuramento e  fechamento ao espaço público,  é ao mesmo tempo resultante como contribuidor do aumento da sensação de medo na cidade.  A percepção de criminalidade é um aspecto importante na avaliação da qualidade de vida das cidades, associado a mudanças de hábitos de moradia e relações de sociabilidade e urbanidade.

O medo urbano fomentou nas ultimas décadas  a produção de uma tipologia edificada e morfologia espacial voltada para a segurança privada que como resutado intensificaram a percepção de vulnerabilidade ao crime. 

 As portarias ou   guaritas se tornaram controladoras desta interface  a ponte entre a edificação e a rua, atuando como o elemento de intervisibilidade, de vigilância como os “olhos nas ruas” defendidos por Janes Jacobs. 

No entanto se observa uma tendência recente de aumentar a profundidade das portarias, de elevar do solo e utilizar câmeras e comunicação remota, de modo a evitar a proximidade da portaria com a rua. 

 A presente dissertação se dedica a análise da morfologia urbana e das tipologias de portarias em ruas deedifícios residenciais de Boa Viagem, Recife,  estudando o papel da intervisibilidade publica-privada na percepção de risco a crimes. Para alcançar estes objetivos, serão analisadas ruas com diversas tipos de portarias,  morfologia onde serão identificados áreas e extensão dos campos visuais. Tais dados serão correlacionados com uma investigação sobre percepção de risco e vulnerabilidade no espaço público segundo porteiros, moradores e frequentadores do bairro. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1131263 - CIRCE MARIA GAMA MONTEIRO
Externa à Instituição - LUCY DONEGAN - UFPB
Externo à Instituição - MAURO NORMARNDO MACEDEDO BARROS FILHO - UFCG
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 19:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11