Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA DE MELO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZA DE MELO SILVA
DATA : 20/12/2021
LOCAL: UFPE
TÍTULO:

Apropriação e cotidianidade: a festa de rua como forma de resistir, vivenciar e desejar outra cidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Direito à cidade; Apropriações; Movimentos sociais urbanos; Festa; Resistência.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Sob a tutela da palavra de ordem do direito à cidade se manifesta um vasto acervo de reivindicações que orientam demandas ao Estado, ressonando insatisfações advindas das mais variadas agendas de ação política, mas que convergem pelo sentido de crítica comum ao modo de vida urbano. Refazendo a trajetória conceitual do termo, que tem sua origem datada na publicação do texto Le Droit à La Ville de Henri Lefebvre, em 1968, mas que recebe contribuições importantes de dois outros grandes clássicos da nova sociologia urbana, com A questão urbana de Manuel Castells e A justiça social e a cidade de David Harvey que se possibilita o exercício de tentar interpretar o significado dessa ideia força, em sua profundidade e aplicação prática cotidiana pelos cidadãos ordinários. Se interessa investigar como esse conceito emerge da teoria crítica para a realidade experienciada. Mais do que distinguir a leitura correta de seu uso corrente, cabe aqui resgatar a sua atualidade, assim como dar destaque a trajetória que nos leva da reflexão de um conceito teórico ao direito social garantido.
A pesquisa investiga os sentidos da apropriação e cotidianidade na dinâmica urbana contemporânea, elegendo a festa de rua como base de interpretação da tensão estético-discursiva desvelada entre os avanços de um capital urbanizador globalizado e a proposição da cidade fruto de uma atividade participante. Para tanto, discute a possível incorporação dessa performance festiva reivindicativa nos repertórios de lutas urbanas, assim como a captura dessa possibilidade de ação do sujeito social pelas forças de mercado. Tem como objetivo identificar os diversos papéis que as apropriações em sentido de festa desempenham na cidade do Recife, apontando sua contribuição para o acionamento de resistências que lançam a aposta emancipatória de transformação radical da sociedade pela via da utopia concreta do direito à cidade.
A partir do estudo de caso das ações do samba da classe trabalhadora, projeto político-cultural organizado pelo Armazém do campo do Recife e fundamentando-se no levantamento bibliográfico-documental, e no monitoramento dos esforços empreendidos pelas entidades do setor cultural nos períodos pré e pós pandêmicos, pretende-se analisar como se reinventa a vida social, e suas lutas, pelo ângulo da festa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1963579 - JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE
Interna - 1132357 - VIRGINIA PITTA PONTUAL
Externo ao Programa - 1028878 - HUGO MENEZES NETO
Externa à Instituição - LIVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA - UFCG
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 19:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04