Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS LIMA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONAS LIMA E SILVA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Recife
TÍTULO:

Controle Urbano Digital e Simulação Urbana: o caso da região central do Município de Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco/Brasil)


PALAVRAS-CHAVES:

Urbanismo Paramétrico – Sintaxe Espacial Digital – Interoperabilidade de softwares


PÁGINAS: 75
RESUMO:

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm impactado, nos últimos anos, no modo como as cidades são avaliadas, geridas e planejadas. Esse artigo se debruça sobre a integração de informações de aprovação de projetos de edifícios, com a finalidade de analisar as dinâmicas urbanas e prever cenários futuros de desenho urbano, que possam auxiliar na gestão publica. A partir de informações de aprovação de projeto, a proposta monta um mapa de base de dados CIM, com o propósito de avaliar a qualidade ambiental do espaço público construído. De posse desses dados de entrada e da legislação vigente, a proposta também simula possíveis cenários urbanos em uma fração urbana do Município de Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife (Pernambuco/Brasil). Como resultado desse trabalho, a ser parcialmente apresentado nesse artigo, procura-se mostrar como a gestão de dados urbanos pode servir como ferramenta valiosa para um desenho urbano sustentável, que, mesmo usando-se de uma legislação baseada numa tradição de planejamento urbano, baseado na proposta de um plano diretor “estático”, é possível estabelecer possíveis cenários urbanos futuros, que por sua vez, possam impactar nas mudanças dos planos diretores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331627 - MAX LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE
Interna - 2155041 - LETICIA TEIXEIRA MENDES
Externo à Instituição - DILSON BATISTA FERREIRA - UFAL
Externo à Instituição - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 19:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06