Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA MOURA DA FONSECA NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA MOURA DA FONSECA NEVES
DATA : 21/02/2022
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

Arquitetura brasileira na Revista do Patrimônio: a construção de uma ideia


PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura brasileira, Revista do Patrimônio, Ideias, consensos, embates


PÁGINAS: 112
RESUMO:

A presente dissertação é uma atualização da pesquisa ora iniciada no ano de 2016 e paralisada em 2018. Durante esses dois anos de pesquisa foram realizadas as 04 etapas: 1) Levantamento e leitura dos estudos historiográficos sobre o tema do conteúdo presente na Revista do Patrimônio do IPHAN com fichamento; 2) Levantamento das revistas e fichamento preliminar; 3) Seleção do tema a partir da apreensão daqueles presentes na revista; 4) Elaboração das palavras chaves ou indexadores para aprimoramento da seleção do tema, dos artigos e dos autores.

A partir da conclusão das etapas citadas foi possível passar para uma segunda fase da pesquisa composta das seguintes fases: 5) Levantamento e leitura dos autores adotados como teóricos da arquitetura brasileira com fichamento; 6) Releitura dos artigos selecionados considerando as atividades 2, 3 e 4; 7) Releitura dos autores considerados nas atividades 1 e 5, procedendo a uma melhor apreensão do conteúdo em função do objeto de estudo; 8) Análise e interpretação intertextual entre os artigos estabelecidos na atividade 1; 9) Análise e interpretação intertextual entre os autores teóricos e dos estudos historiográficos decorrentes das atividades 6 e 7; 10) Confronto entre conceitos e noções enunciadas nas atividades 8 e 9 e 11) Escrita da narrativa. Atualmente a pesquisa encontra-se nas fases 9, 10 e 11.

Outra importante etapa pela qual está dissertação passou foi a defesa do Projeto de pesquisa atualizado no dia 26 de fevereiro de 2021, através da disciplina de Seminário de Dissertação na qual estavam a frente as professoras Natália Vieira e Maria Luiza Freiras (UFPE). A banca julgadora do projeto foi constituída por uma professora externa Sarah Feldmann (USP) e uma professora interna Renata Cabral (UFPE). O projeto com o título “Arquitetura brasileira na Revista do Patrimônio: a construção de uma ideia” foi aprovado pela banca com o conceito A.

No projeto de pesquisa defendido na disciplina de Seminário de dissertação foi caracterizado o problema de pesquisa, além disso, foi apresentado o objetivo geral, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos.

Em relação ao objetivo geral, manteve-se o que foi apresentado no projeto, porém houve uma alteração do recorte temporal, passando a ser: identificar e analisar os principais conceitos, noções e debates travados em torno do que consiste a arquitetura brasileira na Revista do patrimônio no período de (1937- 1986), de modo a compreender como se constituíram as ideias que articularam os campos do patrimônio e da arquitetura brasileira.

Para isto, é pertinente indagar: Como os autores dos artigos constantes na Revista contribuíram para a construção das noções de arquitetura brasileira? Como os entendimentos sobre arquitetura brasileira presente em autores teóricos e estudos historiográficos são enunciados convergentemente e diversamente com os evidenciados nos autores dos artigos selecionados no âmbito da Revista?

Conforme apresentado no tópico 1 de estrutura da dissertação, a mesma será dividida em Introdução, quatro capítulos e conclusão, conforme resumo abaixo:

Capítulo 1: Um periódico em questão: O presente capítulo estrutura-se em duas partes, a primeira parte corresponde ao estado da arte da Revista do Patrimônio, buscando pesquisas que estudaram a Revista do Patrimônio. A segunda parte faz uma breve análise editorial dos volumes publicados desde a fundação (1937) até o momento atual (2018). O principal objetivo deste capítulo é entender a importância da Revista do Patrimônio como fonte de conhecimento, bem como evidenciar as lacunas encontradas. A partir da breve análise dos volumes publicados, foi possível também, vislumbrar as várias mudanças que o periódico passou ao longo de 81 anos de existência.

Capítulo 2: Anotações conceituais: Este capítulo apresenta uma síntese da noção de arquitetura e arquitetura brasileira presente nos estudos historiográficos sobre a temática. O principal objetivo deste capítulo é evidenciar o conceito de arquitetura brasileira utilizado como principal indexador para selecionar os artigos da Revista do Patrimônio que foram analisados para a pesquisa em questão, assim como analisar semelhanças, diferenças e ausências que foram encontradas nesses discursos e os significados delas.

Capítulo 3: Procedimentos metodológicos: Este capítulo buscou mostrar quais os procedimentos metodológicos utilizados para a escolha e análise dos artigos que iriam contribuir para a ideia de arquitetura brasileira presente na Revista do Patrimônio.

Capítulo 4: Panorama da arquitetura brasileira na Revista do Patrimônio: O presente capítulo tem o objetivo de apresentar qual a arquitetura presente na Revista do Patrimônio e que elementos representam a arquitetura brasileira. Esse capítulo explora ainda as semelhanças, diferenças e ausências que foram encontradas nesses discursos contidos nos artigos, bem como é explorado as relações dos autores com o que foi publicado e a relação entre eles.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1132357 - VIRGINIA PITTA PONTUAL
Interno - 1149557 - FERNANDO DINIZ MOREIRA
Externo à Instituição - MARCIO COTRIM CUNHA - UFBA
Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA DE MELLO BARRETO CAMPELLO
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 19:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08