Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE CAROLINE GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE CAROLINE GOMES DA SILVA
DATA : 24/02/2022
LOCAL: on line

ESPÍRITO DE LUGAR: XUKURUS E SEU TERRITÓRIO

Palavras-chave: povos indígenas, povo xucuru de Cimbres, território, Espírito de lugar.

RESUMO

Os povos tradicionais – indígenas, quilombolas, caiçaras – se recusam a conceber o planeta como uma simples fonte de recursos. Para estes grupos, a Terra se conforma como um organismo vivo, sua mãe e provedora, cujos suprimentos são oferecidos a seus filhos sem a necessidade de explorá-la até a última gota (KRENAK, 2020). Estes grupos, diferentes daqueles que vivem segundo os costumes ocidentais, não se veem como seres à parte da natureza, mas estabelecendo uma relação simbiótica com esta e buscando uma convivência harmônica com o mundo. Tal modo de se relacionar com a Terra, também oferece um modo diverso de entender o território, não circunscrito ao entendimento dos geógrafos., que mais se aproxima do conceito genius loci resgatado pelo arquiteto, Christian Norberg-Schulz, em função de seu entendimento de que o espaço construído oferece uma base existencial para a vida e esta visão diversa do conceito de território é buscado nesta pesquisa de mestrado. O lugar onde o Povo Xukuru de Cimbres, habita é o protagonista desta pesquisa.

O território Xukuru de Cimbres possui uma área 1.666m², com uma população de 12 000 pessoas e se espalha nos municípios de Pesqueira, Venturosa, Pedra e Alagoinha, demarcado e reconhecido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) desde o ano de 2001. No entanto, ainda que reconhecido seu espaço físico, esta pesquisa indaga sobre a proteção do imaterial inerente aquele espaço, uma vez que não existem instrumentos ou movimento orgânico de proteção de suas tradições, mesmo com o reconhecimento dos matrimônios imateriais, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Some-se ainda, a atual conjuntura política brasileira, que transformou a luta dessas etnias em luta diária por sobrevivência, uma tarefa ainda mais árdua e que evidencia a necessidade de um maior ímpeto para resguardar sua cultura, seus saberes e tradições ancestrais.

Esta pesquisa se propõe, não apenas a contribuir para resguardar esse modo de habitar o mundo, mas a empreender um estudo crítico que analise essas diferentes cosmovisões buscando caracterizar o espírito do lugar; verificar como se dá a relação entre espaço físico, material, e espaço simbólico. Alguns conceitos são considerados chave: espaço, lugar, território, cultura.  Englobam conhecimentos da teoria da arquitetura, da antropologia, da fenomenologia.

Presidente - 297806 - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Interna - 1963579 - JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE
Externo ao Programa - 1649218 - FRANCISCO SA BARRETO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/12/2021 16:51