Imaginário e utopia nos desenhos visionários de Alexander Brodsky & Ilya Utkin
arquitetura visionária; Paper Architecture; desenho; imaginário; utopia; Brodsky & Utkin
Arquiteturas visionárias ou utópicas são termos que designam projetos que não intencionam a materialidade da construção e, por isso, encontram máxima expressividade e significado em desenhos e imagens; o seu propósito é tanto a reflexão crítica sobre as estruturas da sociedade na qual se inserem quanto a ideação provocativa de novas espacialidades e tecnologias construtivas. Nos textos que tratam sobre o tema, os aspectos político-ideológicos que embasam o conceito de utopia assumem com frequência o primeiro plano das análises. Tal posicionamento ofusca possíveis reflexões acerca do caráter intrinsecamente imagético das “arquiteturas do papel” e dificulta o surgimento de estudos que explorem suas relações com o imaginário. A pesquisa, portanto, objetiva caracterizar as arquiteturas visionárias à luz do conceito de imaginário, extraindo desta abordagem novas possibilidades de leitura das imagens que compõem os espaços da imaginação. O instrumental teórico que fundamenta os conceitos trabalhados nesta pesquisa conta, prioritariamente, com pensadores do campo da arquitetura, como Juhani Pallasmaa, Nathaniel Coleman, Françoise Choay e Peter Cook. Como estudos de caso, são analisados quatro projetos dos arquitetos russos Alexander Brodsky & Ilya Utkin, produzidos ao longo da década de 1980 na URSS: Columbarium Habitabile, Villa Claustrophobia, Villa Nautilus e Glass Tower II. Brodsky & Utkin foram nomes de destaque no Paper Architecture, fenômeno encabeçado por jovens arquitetos russos que, por meio de uma série de projetos visionários, questionaram os rumos da arquitetura soviética do período e as restrições impostas pelo regime ao livre exercício da criatividade. Pouco conhecidos no Brasil, os paper architects demonstraram que a linguagem visual – a imagem poética – potencializa a sensibilidade e o pensamento crítico. Aproximar os pesquisadores brasileiros de uma cultura arquitetônica e artística bastante diversa daquela praticada em nosso país é uma das principais contribuições deste trabalho.