Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEIA MAIA DE OLIVEIRA REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIDNEIA MAIA DE OLIVEIRA REGO
DATA : 26/11/2021
LOCAL: PPG-MDU

A Cidade e a Universidade: repercussões da interiorização da universidade para o Desenvolvimento Urbano no contexto de um centro sub-regional no Semiárido Brasileiro

Palavras-chave: Universidade. Desenvolvimento Urbano. Planejamento da cidade.

RESUMO

O estudo trata da relação entre universidade e cidade, na perspectiva do desenvolvimento urbano, em um contexto de interiorização das universidades públicas, especificamente no Semiárido brasileiro. Busca investigar até que ponto as universidades instaladas em Pau dos Ferros (RN) repercutem no desenvolvimento urbano da cidade, considerando principalmente a atuação dos cursos relacionados com a subárea de Planejamento Urbano e Regional. Com abordagem qualitativa pretende-se conhecer a percepção de professores universitários e gestores de organizações públicas e instituições representativas da sociedade pauferrense. Espera-se com os resultados obtidos ampliar o debate sobre o papel da universidade, suas contribuições para a cidade e possibilitar maior visibilidade as ações dessas instituições, bem como refletir sobre suas limitações e dificuldades, em especial, na Área de Planejamento Urbano e Regional, que de forma direta ou indireta repercute no desenvolvimento da cidade.

Presidente - 1212679 - LUCIA LEITAO SANTOS
Interna - 1132319 - MARIA ANGELA DE ALMEIDA SOUZA
Externo ao Programa - 1131262 - MARCOS FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo ao Programa - 1038303 - CAIO AUGUSTO AMORIM MACIEL