Banca de DEFESA: TALYS NAPOLEAO MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALYS NAPOLEAO MEDEIROS
DATA : 27/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala google meet
TÍTULO:

REQUALIFICAÇÃO URBANA A PARTIR DE SÍTIOS FERROVIÁRIOS OBSOLETOS: o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

patrimônio ferroviário; requalificação urbana; conservação integrada; EFCP


PÁGINAS: 200
RESUMO:

O processo institucionalizado de desmonte do transporte ferroviário no Brasil, ocorrido na segunda metade do século XX, levou à desativação de várias estradas de ferro pelo país. Neste contexto, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (EFCP), implantada a partir de 1881 entre o Recife e o interior do referido estado, atravessando 25 municípios e com 608km de extensão, foi completamente desativada no final dos anos 1990. A sua infraestrutura tornou-se inoperante e perdeu a função original, o que levou os sítios ocupados pelos leitos e pátios ferroviários em meio urbano e seus vestígios materiais a serem afetados por um grave processo de degradação. Estes elementos possuem uma forte relação com a conformação e/ou a consolidação das localidades que atravessam, além de serem parte do legado ferroviário, o que aponta para a possibilidade de reconhecimento como bens de interesse histórico-cultural. No entanto, no âmbito brasileiro, o patrimônio ferroviário sofre com uma abordagem fragmentada e descontextualizada pelos órgãos de proteção, que prioriza, em grande parte dos casos, a salvaguarda do edifício da estação em detrimento dos demais elementos. Por outro lado, considerando os sítios ferroviários obsoletos como eixos físicos contínuos e linearmente dispostos em meio à cidade, evidenciam-se potencialidades para sua reutilização, o que traz à tona a discussão sobre as intervenções que podem ocorrer nestes espaços. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os sítios ferroviários obsoletos decorrentes da EFCP a fim de avaliá-los como elementos estruturadores para processos de requalificação urbana, considerando seu caráter como bem de interesse histórico-cultural. Para tanto, a pesquisa aborda o processo de reconhecimento do legado ferroviário como bem patrimonial, suas particularidades e os desafios para sua salvaguarda; bem como a relação entre preservação e reutilização de seus espaços obsoletos no âmbito do planejamento urbano. Após a contextualização sobre o percurso histórico do modal ferroviário no Brasil, a EFCP, e os marcos legais atualmente incidentes sobre estes bens, os sítios desta ferrovia localizados em 17 sedes de município do interior de Pernambuco são caracterizados e analisados. As experiências de intervenção em espaços deste tipo são abordadas e confrontadas entre si, apontando para a conversão em espaços livres públicos de lazer e recreação associados a redes de mobilidade ativa como uma alternativa de reutilização alinhada ao respeito pelas preexistências e ao aproveitamento da sua escala e inserção estratégica no meio urbano. Por fim, são desenvolvidas diretrizes para este tipo de intervenção, considerando as características dos sítios obsoletos da EFCP, bem como perspectivas para sua operacionalização. Desse modo, conclui-se que a conversão de sítios ferroviários obsoletos para os usos identificados é uma relevante forma de enfrentamento à problemática da desativação da infraestrutura ferroviária, que pode contribuir para a salvaguarda deste legado e a melhoria da qualidade de vida em meio urbano, além de vislumbrar-se sua aplicação como parte de uma estratégia articulada em nível nacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Interna - 2154962 - RENATA CAMPELLO CABRAL
Externa ao Programa - 3331578 - ONILDA GOMES BEZERRA
Externa à Instituição - MANOELA ROSSINETTI RUFINONI - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 25/06/2021 16:26
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