PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA
DATA : 29/06/2022
LOCAL: REMOTAMENTE - VIA GOOGLE MEET

As relativas restritivas em cartas e jornais pernambucanos dos séculos XIX ao XXI: uma análise sob o viés da Sociolinguística Histórica e da Teoria da Gramática

Estratégias relativas do PB; Deslocamento à esquerda; Cartas e jornais pernambucanos dos séculos XIX ao XXI; Sociolinguística Histórica; Teoria da Gramática

Tarallo (1983, 1985), em seus estudos diacrônicos sobre as relativas do Português Brasileiro (PB), afirma que na virada do século XIX para o XX, no português, coexistiam apenas duas estratégias de relativização, estas denominadas de estratégia padrão (piedpiping) e estratégia resumptiva (ou estratégia do pronome lembrete). No que diz respeito à estratégia inovadora, denominada de cortadora, surge-se no PB, em meados do século XX. A partir da análise das estratégias de relativização sob à perspectiva em interface entre as perspectivas da Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1972) e dos Princípios & Parâmetros (P&P, CHOMSKY, 1981, 1986), Tarallo (1983, 1985) afirma que as estratégias inovadoras, resumptiva e cortadora, surgiram no sistema linguístico a partir da mudança sintática nas estratégias de pronominalização. Além disso, no Português Europeu (PE), as relativas piedpiping seriam altamente produtivas, em contrapartida, as estratégias inovadoras, conforme Peres e Móia (1995) seriam, de modo geral, agramaticais no PE - presentes, por vezes, na oralidade. No que diz respeito especificamente à estratégia cortadora, Peres e Móia (1995) afirmam que estaria relacionada com a possibilidade da existência de estruturas de foco, este entendido como estruturas de tópico no PB (PONTES, 1987). Entretanto, investigações como as de Alexandre (2000), têm demostrado que, no PE, falantes escolarizados e não-escolarizados utilizam-se com frequência a estratégia resumptiva e também tem aumentado a frequência de uso das relativas cortadoras. Por conseguinte, conforme os estudos de Pontes (1987), as ocorrências de sentenças com estrutura de tópicos, no PB, estão aumentando. Nesse sentido, Kato e Nunes (2014) afirmam que, por as relativas não-padrão (resumptiva e cortadora) serem geradas em Deslocamento à esquerda (Doravante LD, também entendida como estrutura de tópico no PB), consequentemente, tem-se aumentado o uso de relativas resumptivas e cortadoras no PB. Dessa maneira, assim como Kato (1993) e Kato e Nunes (2009, 2014), na presente tese, acredita-se que as estratégias de relativização não-padrão estejam relacionadas ao alçamento do constituinte relativizado à esquerda da sentença, confluindo com a proposta de alçamento de Kayne (1994). Assume-se, então, que não apenas a relativa padrão é decorrente de movimento, mas as três estratégias decorrem de movimento sintático e que a principal diferença entre resumptivas e cortadoras residiria no fato das relativas cortadoras terem um pronome nulo (pro) na posição de objeto, pertencente ao sistema de clíticos que tem por função a retomada de posições preposicionadas (KATO; NUNES, 2009, 2014). Considerando esses e outros estudos sobre as estratégias de relativização do PB e do PE, a presente tese insere-se na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Histórica em interface com os Princípios & Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986, e seguintes) para buscar compreender quantum-qualitativamente como comportam-se as três estratégias relativas restritivas em cartas pessoais e jornais, nestes mais especificamente os gêneros editorial, notícia e carta do leitor, de pernambucanos dos séculos XIX e XX, tendo em vista que cada gênero textual desse tem, na sua estrutura composicional, modos tradicionais de dizer e que corresponde a escrita de uma determinada época da sociedade, servindo de testemunhos por se aproximarem da comunicação face a face (KOCH; OESTERREICHER, 1996; KABATEK, 2006). Dessa maneira, como resultado da análise preliminar, considerando-se as variáveis intra e extralinguísticas presentes nas cartas pessoais de pernambucanos, da segunda metade do século XIX até início do século XXI, percebemos: a) a presença do pronome resumptivo sobretudo em construções de SU; b) aumento significativo das estratégias resumptivas e cortadora, ao passo que a frequência do uso da piedpiping vai decaindo ao longo do tempo; c) evidências empíricas de que o elemento em DE pode ser retomado pelo pro nulo ou expresso; d) aumento da retenção de pronomes em cláusulas principais e presença de pro nulo nas cortadoras nas cartas pessoais ao longo dos séculos XIX ao XXI.

Presidente - 008.036.814-02 - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Externa à Instituição - NÉLIA MARIA PEDRO ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 19:30