PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: MONICA DOS SANTOS MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONICA DOS SANTOS MELO
DATA : 18/04/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Centro de Artes e Comunicação da UFPE
TÍTULO:

A FORÇA IMAGÉTICA DA PROSA DE RONALDO CORREIA DE BRITO


PALAVRAS-CHAVES:

Ronaldo Correia de Brito; Literatura Contemporânea; Imagem; Fotografia; Cinema


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Importante nome na literatura brasileira contemporânea, Ronaldo Correia de Brito apresenta uma produção diversa. O escritor, dedicado, ao longo dos anos, também à prática da medicina, algo que se reflete na sua criação, atua como cronista, romancista, contista e dramaturgo. Encenador de teatro, dirigiu ainda para cinema. Exerceu a curadoria de arte e conviveu com artistas plásticos notáveis. De diferentes formas, Brito mantém familiaridade com o universo imagético. A mídia costuma destacar o teor visual de suas narrativas. Importa igualmente destacar o crescente interesse por sua obra como fonte para adaptações de caráter cinematográfico. Uma variedade de contos do prosador reflete seu movimento em se inspirar em imagens, introduzi-las, (re)inventá-las. Esta tese analisa como acontece o diálogo de contos do autor com a imagem em suas variações. Para isso, percorre um repertório de narrativas curtas publicadas em diferentes coletâneas. Especialmente, investiga a interrelação de seus textos com a fotografia. No posfácio do livro Retratos Imorais (2010), o contista expõe quanto à presença, em determinadas narrativas, de interações deliberadas com as criações visuais de três fotógrafos. Desse modo, este estudo examina o conto “Homem folheia álbum de retratos imorais” em face da publicação de fotografias Brasília Teimosa (2007), da brasileira Bárbara Wagner. Também discute sobre o texto “Romeiros com sacos plásticos” no tocante ao seu diálogo com a obra fotográfica À la quête de lange: ícones du quotidien (2005), do francês Patrick Bogner. Além disso, analisa como Brito faz ecoar imagens do canadense Robert Polidori na narrativa “Duas mulheres em preto e branco”. Constata-se que o vínculo íntimo com a imagem manifestado nos textos de Brito supera a questão da visualidade. Como prosa marcada pelo atravessamento de outras linguagens artísticas, verificam-se produções textuais com influência direta de uma arte imagética como o cinema. Desse modo, procedimentos comuns à Sétima Arte reverberam na construção narrativa do autor. No tocante à interface de seus contos com a arte fotográfica, os diferentes tipos de conexão realizados pelo escritor com produções visuais díspares ensejam investidas analíticas específicas. O primeiro estudo comparativo demonstra como Brito, na apropriação criativa das fotografias de Wagner, impulsiona e apura o uso da écfrase como recurso estratégico para reforçar as propriedades do sistema narrativo. A segunda análise de teor comparativo atesta a expressividade e processualidade atingidas na reescrita do conto quando o autor é afetado pelo que para ele representa o punctum das imagens de Bogner. Destaca-se, nesse caso, a natureza obtusa do punctum como signo desatrelado de um sentido único. A terceira abordagem, a qual traz o escrito de Brito cotejado com a produção de Polidori, constata diferentes dimensões da imagem a partir dos perfis do tempo expressos no conto. Em comum aos três estudos das narrativas, tem-se a reverberação, de algum modo, das noções de multiplicidade, teia, fluidez, processo, abertura. Particularmente, enfatiza-se o quão proveitoso se apresenta à discussão o conceito de rizoma, de Deleuze e Guatarri (2004). Ao traçar um panorama de narrativas curtas de Brito, no encalço de questões relacionadas ao motivo imagético, esta tese reforça quanto à polivalência do autor na familiaridade com outras expressões artísticas, que abrangem complexidades. Novos olhares podem aproveitar ou redirecionar as sinalizações aqui pontuadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1450447 - ERMELINDA MARIA ARAUJO FERREIRA
Externa à Instituição - RAFAELA ROGERIO CRUZ
Externa à Instituição - RENATA PIMENTEL TEIXEIRA
Externa à Instituição - SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA - UFRPE
Externa à Instituição - JOANE LEONCIO DE SA
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 08:16
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