PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
DATA : 11/03/2022
LOCAL: Plataforma meet

ARQUITETURAS TECNODISCURSIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA(GEM): TEXTOS DIGITAIS E LETRAMENTOS EM (TRANS)FORMAÇÃO

Texto. Letramentos. Tecnodiscurso. Ensino-aprendizagem de línguas. Formação docente.

Nossas interações atualmente têm sido progressivamente permeadas pelas tecnologias digitais, as quais possibilitam novos modos de produção, organização e circulação dos textos (BARTON; LEE, 2015) e a emergência de novos gêneros e dinâmicas textuais (MARCUSCHI, 2010). Esse contexto coloca desafios teóricos e pedagógicos para o trabalho com as produções digitais, que demandam ampliações e redimensionamentos das noções de texto e de letramento. Nesse sentido, partindo de uma abordagem transdisciplinar, a presente pesquisa integra contribuições sobre a noção de texto no campo da Linguística Textual (CAVALCANTE et al., 2019), bem como sobre os (novos/multi/trans) letramentos (STREET, 2014; HAMILTON, BARTON, IVANIC, 2000; GEE, 2015; KLEIMAN, 1995; 2015; NEW LONDON GROUP, 1996; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, KALANTZIS; COPE, 2008; COPE; KALANTZIS, 2000; 2009; 2015; SMITH; STORNAIUOLO; PHILIPS, 2018), sua dimensão trans/multimodal (SHIPKA, 2016) e tecnodiscursiva (PAVEAU, 2017, 2019, 2021). O objetivo é investigar os modos de produção digital no contexto de ensino online e na elaboração de propostas de ensino de línguas, tendo como foco os aspectos composicionais e pedagógicos mobilizados pelos professores em formação, participantes da pesquisa. A presente pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso intervencionista de natureza qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994; SEVERINO, 2007; ANDRÉ, 2013), e explora os dados gerados a partir de um minicurso remoto, em que participaram professores em formação, licenciandos dos cursos de Letras.  Partimos das trajetórias de produção tecnodiscursiva dos professores em formação na comunidade do minicurso na plataforma de ensino-aprendizagem online Scholar (Common Ground - Universidade de Illinois), tendo como culminância a construção de módulos digitais de aprendizagem para o ensino de línguas. As produções dos participantes, incluindo os módulos, enquanto artefatos digitais, evidenciaram a emergência de dinâmicas tecnotextuais que resultam da relação entre elementos linguageiros e tecnológicos.  Nesse processo, os  participantes/professores em formação mobilizaram de forma ativa elementos tecnodiscursivos próprios do ecossistema digital (trans/multimodal, hipertextual, deslinearizado), refletindo a ampliação da noção de texto e do trabalho com a produção textual nas suas interações e na forma como os organizaram e orientaram pedagogicamente sua prática docente em suas propostas de ensino. Destacamos também a relevância do trabalho com as formas de construção de sentidos no digital no ensino e na formação docente, o que requer a criação de oportunidades para experimentação e engajamento com essas novas formas, de modo a encorajar a ampliação de seus repertórios e a reflexão crítica e ética sobre os desafios e possibilidades das formas de construção de significados na web. Com isso, reiteramos, portanto, a importância de investigar as dinâmicas (tecno)textuais que emergem do digital, as quais resultam da relação coconstitutiva de vários elementos distribuídos nas ecologias tecnodiscursivas e que demandam um olhar mais amplo para as práticas comunicativas, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem. Esperamos que a pesquisa contribua para futuras investigações e para o trabalho com os textos digitais e com as potencialidades tecnodiscursivas de ecossistemas online.

Presidente - 1999641 - SUZANA LEITE CORTEZ
Interna - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externo à Instituição - MARY KALANTZIS
Externa à Instituição - ANGELA PAIVA DIONISIO - UFPE