PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: BRENDA LARISSA DE OLIVEIRA XAVIER BERTULINO

DISCENTE : BRENDA LARISSA DE OLIVEIRA XAVIER BERTULINO
DATA : 10/03/2022
LOCAL: ONLINE GOOGLE MEET - CAC - Departamento de Letras (online).

HERESIA DA PRIMEIRA À ÚLTIMA NIVOLA

Uma releitura do Modernismo Ocidental de Miguel de Unamuno através de Niebla e San Manuel Bueno, mártir.

Miguel de Unamuno. Niebla. San Manuel Bueno, mártir. Crítica literária.  Modernismo.

Miguel de Unamuno é um dos intelectuais espanhóis mais relevantes do século XX, atuando em distintas áreas, ele refletia o espírito de seu tempo e uma consciência irreverente voltada ao escrutínio das ideias. Recebeu uma pluralidade de classificações historiográficas que, por vezes, não correspondem ao conjunto de sua obra. Uma destas é a posição do autor e de seus romances no Modernismo. Parte de seus textos que contém importantes inovações na estética do Modernismo, não são considerados com pertencentes a tal clase, ou são tidos como textos menores. Sabendo que se desenvolveram distintas estéticas modernistas, inclusive na Espanha, o escopo desta investigação analizará o Modernismo Ocidental, a fim de reavaliar o posicionamento de Unamuno sobre e o no movimento. Para tanto, se verificará como ele aplicou estratégias modernistas em seus romances mais relevantes, e dentre estes foram escolhidos Niebla (1914) e San Manuel Bueno, mártir (1933). Pois eles comporiam um eixo de unidade entre outras obras suas do século XX, que compartilhariam de uma perspectiva ampla de Modernismo ocidental, além de serem marcos vanguardistas na narrativa espanhola. Em um primeiro momento, averiguaremos alguns dos destaques biográficos e bibliográficos de Unamuno que corroborem para a defesa de uma perspectiva modernista do autor. Posteriormente seguindo os conceitos mais abrangentes de Peter Gay (2009) e Linda Hutcheon (1991) sobre Modernismo, apresentaremos uma análise dos distintos Modernismos, a fim de verificar como Unamuno se posicionou em relação a cada um, e com qual destes seus romances mais compartilhariam semelhanças. Por fim, se desenvolverá uma análise mais detalhada do romance de 1914 e 1933 para averiguar como Unamuno desenvolve as estratégias e princípios modernistas em cada uma delas, e como a coorelação entre ambas propõem o desenvolvimento de uma estética modernista particular por Unamuno. Assim, este trabalho contribuiría com os estudos de crítica e recepção da literatura espanhola, assim como um retorno dos estudos sobre a forma e a estética na área dos estudos culturais.

Interno - 1034741 - EDUARDO CESAR MAIA FERREIRA FILHO
Interno - 1742463 - JUAN PABLO MARTIN RODRIGUES
Externa à Instituição - Cristina Bongestab - UEPB
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 15:06