PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: SUZANNA SILVA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZANNA SILVA DE ALMEIDA
DATA : 10/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência Google Meet
TÍTULO:

O GÊNERO TEXTUAL PLANO DE AULA:  Uma proposta didática para uma formação docente transformadora em Letras



PALAVRAS-CHAVES:

Plano de aula; Gênero Textual; Linguística Aplicada Crítica; Sequência Didática.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O plano de aula sendo gênero textual instrumento do trabalho docente ensinado ainda na formação de professores é indispensável para que os docentes, iniciantes ou não, na área de letras enquanto estudiosos da linguagem, alcancem um elaboração significativa e em conformidade aos programas de ensino do setor educacional considerando a realidade de cada sala de aula. Além disso, o professor como um agente ativo, constantemente, possui uma função social indispensável para produzir transformação. Por isso, aponta-se a importância do desenvolvimento de planos de aula que ensinem conteúdo escolar, mas não abandonem as necessidades sociais individuais dos alunos. O plano de aula, portanto, assume um papel para além de um instrumento do trabalho docente, mas funciona também como gênero textual para construção de uma educação que visa práticas sociais significativas e contextualizadas. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo apresenta-se em analisar a estrutura do plano de aula enquanto gênero textual do trabalho docente em formação ou não visando entendê-lo como espaço significativo para uma produção em torno das possibilidades de letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2009), tendo por compromisso responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como o plano de aula como gênero textual da esfera do trabalho docente pode contribuir de forma significativa na formação de professores de línguas? Para alcançar os objetivos, analisamos dois planos de aula do site Nova Escola que trabalham com o gênero textual poema. Ao longo das discussões construídas na dissertação, entendemos a necessidade de acrescentar à estrutura do gênero textual plano de aula os procedimentos de Sequência Didática propostos por Schneuwly e Dolz (2004), assim selecionamos as orientações do Caderno Docente que versam a preparação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa disponibilizado no site Escrevendo o Futuro. A presente pesquisa pode ser entendida por uma perspectiva qualitativa de caráter bibliográfico, já que buscamos focar nos conteúdos analisados e não na quantidade de gêneros para o entendimento. Os resultados nos fizeram entender que os gêneros textuais planos de aula são melhores abordados por uma perspectiva do letramento e multiletramento, além de assumirem uma completude no ensino de línguas quando ampliados pelas Sequências Didáticas. 




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Interno - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - TANIA MARIA DIOGO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 12:28
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