PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: RICARDO TAVARES MARTINS

DISCENTE : RICARDO TAVARES MARTINS
DATA : 24/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ehu-irmk-ixc

OS MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: compreensão e práticas sobre a escrita-leitura numa perspectiva discursiva

Multiletramentos. Livro Didático. Língua Inglesa. Análise do Discurso. Escrita-Leitura.

Desde 1996, o Grupo de Nova Londres (GNL) vem chamando a atenção para o desenvolvimento de uma sociedade plural não só linguística como também culturalmente que se comunica cada vez mais por multiletramentos, ou seja, por textos multifacetados que envolvem diversas semioses e circulam ampla e rapidamente em ambientes cada vez mais digitais. No manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (1996), o GNL propõe pensar essas questões mencionadas direcionando-as à escola na defesa de uma Pedagogia dos Multiletramentos. No Brasil, os multiletramentos integram propostas em documentos oficiais, como, por exemplo, a BNCC, que por sua vez influenciam/orientam as práticas escolares no país e também a produção de livros didáticos (LD). Ao olharmos para a questão dos multiletramentos, nosso interesse principal foi, então, analisar pelo viés discursivo as atividades de escrita-leitura que, no livro didático de língua inglesa, estão calcadas em propostas de multiletramentos. Interessou-nos analisar o discurso materializado nas atividades mais representativas da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Essa análise implicou também determinar as condições de produção (CP) da escrita-leitura multiletrada no livro didático de língua inglesa que, por sua vez, envolve a relação entre o universo tecnológico/digital, a necessidade de multiletramentos e os sujeitos envolvidos nesse processo. Usamos o dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso (AD) materialista (PÊCHEUX, [1975] 2014, [1969] 2019; ORLANDI, [1996] 2007, [1983] 1987, [1999] 2020, [1988] 2012) para tratamento do corpus que foi constituído de 10 atividades de escrita-leitura extraídas dos três volumes da coleção Alive High que consideramos como as mais representativas no que concerne à adesão ao proposto pela Pedagogia dos Multiletramentos no LD, ou seja, um grupo de atividades que trabalham com a escrita-leitura na produção de sentidos em textos multifacetados compostos de diversas semioses em ambientes cada vez mais digitais. A referida coleção foi escolhida, dentre outras disponíveis, considerando-se os seguintes critérios: a) é a única que trabalha com a abordagem complexa de aprendizagem de línguas (BORGES & PAIVA, 2011), segundo a qual se entende a língua como objeto ao mesmo tempo individual e social imbricado numa complexidade cognitiva e sócio-histórica-política-cultural; b) apresenta uma tiragem significativa de exemplares (quase 04 milhões) desde que começou a figurar como opção de escolha no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) alcançando um público significativo de alunos, professores e escolas; c) é terceira obra de língua inglesa mais escolhida desde 2015, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, 2021), sem nunca ter saído do catálogo desde então, o que demonstra boa adesão por parte de professores/escolas. A hipótese inicial era a de que as CP das atividades de escrita-leitura que envolvem os multiletramentos no LD escolhido são atravessadas pelos discursos do Manifesto evidenciados em pré-construídos e movimentos parafrásticos de construção de sentidos através da materialização do discurso pedagógico nas atividades do corpus.

.

Interna - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Interna - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MARGARIDO COSTA - UFCG