PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MOURY FERNANDES BIONI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA MOURY FERNANDES BIONI
DATA : 22/02/2022
LOCAL: REMOTO - CAC
TÍTULO:

O EMBARAÇO ENTRE A NARRATIVA FICCIONAL E O RELATO DOCUMENTAL: A REPRESENTAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM CONFESIONES DE LA MONJA ALFÉREZ DE JUANITA GALLARDO


PALAVRAS-CHAVES:

Autobiografia. Romance Histórico. Ficção. Catalina de Erauso. Juanita Gallardo.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A interação melindrosa entre a narrativa ficcional e a narrativa historiográfica ainda constitui uma temática recorrente nas mesas de debate entre os teóricos. Por se estabelecerem como escritas que investigam o homem em dado contexto social, muitos estudiosos, críticos literários, historiadores e filósofos não resistiram à provocação de examiná-las, perfazendo, como consequência, uma espécie de comparação a fim de identificar e distinguir suas peculiaridades. Efetivamente, segundo as investigações de Luiz Costa Lima (2006), embora os discursos históricos e literários apresentem certas afinidades como, por exemplo, vencer o intolerável filho do tempo, o esquecimento (lethe), as duas narrativas são inconciliáveis quanto à pretensão: a história se preocupa com a divulgação objetiva dos fatos; a literatura com a elaboração estética desses fatos em palavras acentuadas.    Sendo assim, em termos de resultados, se poderia dizer que a história colhe os fatos, com a finalidade de verificá-los, a partir do exame minucioso de documentos, ao passo que a literatura desorganiza a representação do mundo, através da reformulação da realidade (LIMA, 2006, p. 291). Contudo, as fronteiras entre os territórios da ficção e do fato se tornam nebulosas com a iniciativa do romance histórico. Conforme as perspectivas teóricas de Marina Acero (2006), durante o Romantismo, a historiografia e a novela se envolvem em uma espécie de contato conflituoso, dado que tanto uma como a outra se voltavam à análise dos comportamentos humanos e dos costumes sociais – entretanto, o romance parecia atuar como um recurso textual mais eficaz no conhecimento e no reconhecimento das condutas e condições dos homens do passado e do presente. E, é justamente nesse enlace desconfortável entre a escrita ficcional e o relato histórico, entre a realidade arquitetada linguisticamente e a realidade vivenciada,  que a obra intitulada Confesiones de la monja alférez: la verdadeira historia de Catalina de Erauso (2005) da escritora chilena, Juanita Gallardo se encontra, uma vez que, em seu prefácio, já nos adverte de que se trata de uma obra que apresenta um jogo constante entre realidade e ficção. Com relação ao romance histórico citado, existe uma manifesta intertextualidade com o texto autobiográfico, intitulado Historia de la Monja Alférez, Catalina de Erauso, escrita por ella misma (2018), o qual se insere na narrativa por meio de citações em posições estratégicas, contribuindo com a verossimilhança da obra que pretende ser a verdadeira versão da trajetória de Catalina de Erauso. Dessa maneira, ao se debruçar sobre um relato autobiográfico que, além de se configurar como um gênero fronteiriço entre o documental e o imaginário, resguarda indeterminações quanto ao próprio gênero textual, dado que a narrativa oscila entre os relatos de viagens, a novela picaresca, o memorial de serviços e a própria autobiografia; a autora parece haver adotado a concepção de Antoine Compagnon (2010) de que a narrativa literária disponibiliza forma à sucessão informe e silenciosa dos acontecimentos, porque, talvez, haja compreendido que a iniciativa literária é capaz de manusear o caos da existência (LIMA, 2006), ainda mais de uma conformação de vida tão ambígua como a da noviça espanhola. Finalmente, ao contemplar a interação entre a realidade e a ficção na trama existencial de uma noviça-soldado, pertencente ao século XVII, se pretende identificar o embaraço disposto não apenas no relato autobiográfico, mas também na versão romanceada desse relato, com a finalidade de investigar se a vida se configura em matéria fabulativa, ao ter em vista as teorias de Philippe Lejeune (2014),  Pozuelo (1993), Bakhtin (2018) e Calligaris (1998), especialmente, se considerarmos a perspectiva de prestação de contas e de convencimento em uma sociedade de espetáculo, como se configurou o período barroco, conforme as teorias de Maravall (2009), Silva (1999) e Hatzfeld (1988). Ainda, tendo em vista as escritas de si, o presente trabalho realiza um estudo comparativo entre as mulheres contemporâneas à Catalina de Erauso que se dispuseram à escrita, objetivando ressaltar os perfis de mulheres construídos, particularmente, aqueles pertencentes às mulheres que participaram do âmbito religioso e que se envolveram em conflitos militares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2496134 - JOSE ALBERTO MIRANDA POZA
Interno - 2204851 - DAVID PESSOA DE LIRA
Externo à Instituição - JUAN IGNACIO JURADO CENTURION LOPEZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 14:32
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