PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 13/12/2021
LOCAL: On line
TÍTULO:

Título: Sublimação e Memória: um estudo  a partir do romance "Les Fantômes du Brésil"


PALAVRAS-CHAVES:

Benin, Agoudá, memória, romance africano, etnopsiquiatria.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

 

Esta pesquisa procura estudar os processos de memória e sublimação da etnia Agoudá, presentes na obra “Les Fantômes du Brésil” (2013), de  Florent Couao-Zotti. Sendo os Agoudás uma etnia composta majoritariamente de escravizados retornados do Brasil, e tendo eles e seus antepassados origens no Benin, surgem então evidências de como os processos de aculturação deixam seus enigmas até hoje, revelados e potencializados no universo fictício literário. Para isso, foi preciso realizar algumas traduções de trechos da obra, uma vez que a mesma ainda não conta com tradução para o português. Para entender a questão Agoudá, nos utilizamos das ferramentas da etnopsiquiatria de Laplatine, bem como dos estudos antropológicos específicos desta etnia, a partir de ensaios de Milton Guran e Gilberto Freyre. Em literatura, nenhuma obra pode ser elaborada sem o elemento da memória e, no contexto da nossa pesquisa, consideramos a memória e suas transfigurações um elemento chave para entender a obra. Desta maneira, para analisar a relação entre as mutações mnemônicas e a literatura, trazemos ao nosso debate os estudos de Aleida Assman e  Mariane Hirsch, bem como uma breve perspectiva das maneiras de se entender memória.

Uma análise dos apanhados da fortuna crítica do romance também é feita. A linguagem no romance também é pensada de uma perspectiva decolonial com Fanon e de uma perspectiva mais estruturalista com Paul Ricouer e Émile Benveniste. Na conclusão, fazemos um apanhado dos estudos abordados para evidenciar aspectos sublimados, tendendo para uma crítica literária mais psicanalítica e chegando aos objetivos desta pesquisa, sendo o principal deles relevar como alguns processos da aculturação da etnia Agoudá estão sublimados e no romance em questão aparecem revelados. Para esta conclusão, ainda visitamos a obra “Totem e Tabu” (2013), de Freud. Pretendemos com esta pesquisa revelar aspectos e fenômenos, por isso,  o romance “Les Fantômes du Brésil” está como base permanente de exemplos para problematização e consulta. Assim, acreditamos aproximar  relações do Benin com o Brasil, nos ajudando a reler a própria cultura brasileira de outras perspectivas também.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 036.934.184-89 - BRENDA CARLOS DE ANDRADE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 08/01/2022 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06