PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO TAVARES MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO TAVARES MARTINS
DATA : 29/12/2021
LOCAL: Qualificação Ricardo Quarta-feira, 29 de dezembro · 9:00 até 10:00am Informações de participação do
TÍTULO:

OS MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: compreensão e práticas sobre a escrita e a leitura


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Livro Didático. Língua Inglesa. Análise do Discurso. Escrita-Leitura



PÁGINAS: 70
RESUMO:

Desde 1996, o Grupo de Nova Londres (GNL) vem chamando a atenção para o desenvolvimento de uma sociedade plural não só linguística como também culturalmente que se comunica cada vez mais por multiletramentos, ou seja, por textos multifacetados que envolvem diversas semioses e circulam ampla e rapidamente em ambientes cada vez mais digitais. No manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (1996), o GNL propõe pensar essas questões mencionadas, mas direcionando-as à escola na defesa de uma Pedagogia dos Multiletramentos. No Brasil, os multiletramentos integram propostas em documentos oficiais, como, por exemplo, a BNCC, que por sua vez influenciam/orientam as práticas escolares no país e também a produção de livros didáticos (LD). Nosso interesse principal foi, então, analisar pelo viés discursivo as atividades de escrita e leitura que, no livro didático de língua inglesa, estão calcadas em propostas de multiletramentos. Interessou-nos analisar o discurso materializado nas atividades mais representativas da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Essa análise implicou também determinar as condições de produção da escrita-leitura multiletrada no livro didático de língua inglesa que, por sua vez, envolve a relação entre o universo tecnológico/digital, a necessidade de multiletramentos e os sujeitos envolvidos nesse processo. Usamos o dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso (AD) materialista para tratamento do corpus que . O corpus foi constituído de 10 atividades de escrita-leitura extraídas dos três volumes da coleção Alive High que consideramos como as; essas são as atividades de leitura/escrita mais representativas no que concerne a uma adesão do proposto à teoria dosda proposta de atividades que trabalham com os multiletramentos no LD escolhido, ou seja, um grupo de atividades que trabalham com a escrita-leitura na produção de sentidos em textos multifacetados compostos de diversas semioses em ambientes cada vez mais digitais. A referida coleção foi escolhida, dentre outras disponíveis, através dos seguintes critérios: a) é a única que trabalha com a abordagem complexa de aprendizagem de línguas (as outras trabalham com abordagens sócio-histórico cultural/sociointeracional) e isso pode representar um ponto interessante para a análise, ao invés de escolhermos obras que se repetem quanto à abordagem adotada; b) apresenta uma tiragem significativa de exemplares (quase 04 milhões) desde que começou a figurar como opção de escolha no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) alcançando um público significativo de alunos, professores e escolas; c) é terceira obra de língua inglesa mais escolhida desde 2015, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, 2021), sem nunca ter saído do catálogo desde então, o que demonstra boa adesão por parte de professores/escolas. A hipótese inicial era a de que as CP das atividades de escrita/leitura que envolvem os multiletramentos no LD escolhido são atravessadas por um discurso da globalização evidenciado em pré-construídos e movimentos parafrásticos de construção de sentidos, o que pôde ser comprovado a partir da análise do corpus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Interna - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 04/12/2021 09:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11