PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO TAVARES MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO TAVARES MARTINS
DATA : 29/12/2021
LOCAL: Qualificação Ricardo Quarta-feira, 29 de dezembro · 9:00 até 10:00am Informações de participação do
TÍTULO:

OS MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: compreensão e práticas sobre a escrita e a leitura


Desde 1996, o Grupo de Nova Londres (GNL) vem chamando a atenção para o desenvolvimento de uma sociedade plural não só linguística como também culturalmente que se comunica cada vez mais por multiletramentos, ou seja, por textos multifacetados que envolvem diversas semioses e circulam ampla e rapidamente em ambientes cada vez mais digitais. No manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (1996), o GNL propõe pensar essas questões mencionadas, mas direcionando-as à escola na defesa de uma Pedagogia dos Multiletramentos. No Brasil, os multiletramentos integram propostas em documentos oficiais, como, por exemplo, a BNCC, que por sua vez influenciam/orientam as práticas escolares no país e também a produção de livros didáticos (LD). Nosso interesse principal foi, então, analisar pelo viés discursivo as atividades de escrita e leitura que, no livro didático de língua inglesa, estão calcadas em propostas de multiletramentos. Interessou-nos analisar o discurso materializado nas atividades mais representativas da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Essa análise implicou também determinar as condições de produção da escrita-leitura multiletrada no livro didático de língua inglesa que, por sua vez, envolve a relação entre o universo tecnológico/digital, a necessidade de multiletramentos e os sujeitos envolvidos nesse processo. Usamos o dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso (AD) materialista para tratamento do corpus que . O corpus foi constituído de 10 atividades de escrita-leitura extraídas dos três volumes da coleção Alive High que consideramos como as; essas são as atividades de leitura/escrita mais representativas no que concerne a uma adesão do proposto à teoria dosda proposta de atividades que trabalham com os multiletramentos no LD escolhido, ou seja, um grupo de atividades que trabalham com a escrita-leitura na produção de sentidos em textos multifacetados compostos de diversas semioses em ambientes cada vez mais digitais. A referida coleção foi escolhida, dentre outras disponíveis, através dos seguintes critérios: a) é a única que trabalha com a abordagem complexa de aprendizagem de línguas (as outras trabalham com abordagens sócio-histórico cultural/sociointeracional) e isso pode representar um ponto interessante para a análise, ao invés de escolhermos obras que se repetem quanto à abordagem adotada; b) apresenta uma tiragem significativa de exemplares (quase 04 milhões) desde que começou a figurar como opção de escolha no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) alcançando um público significativo de alunos, professores e escolas; c) é terceira obra de língua inglesa mais escolhida desde 2015, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, 2021), sem nunca ter saído do catálogo desde então, o que demonstra boa adesão por parte de professores/escolas. A hipótese inicial era a de que as CP das atividades de escrita/leitura que envolvem os multiletramentos no LD escolhido são atravessadas por um discurso da globalização evidenciado em pré-construídos e movimentos parafrásticos de construção de sentidos, o que pôde ser comprovado a partir da análise do corpus.

PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Livro Didático. Língua Inglesa. Análise do Discurso. Escrita-Leitura



PÁGINAS: 70
RESUMO:

Since 1996, the New London Group (NLG) has been calling attention to the development of a plural society not only linguistically but also culturally that communicates more and more through multiliteracies, that is, through multifaceted texts that involve various semiosis and circulate widely and quickly in increasingly digital environments. In the manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures (1996), the NLG proposes to think about these issues mentioned, but directing them to school in defense of a Pedagogy of Multiliteracies. In Brazil, multiliteracies are part of proposals in official documents such as, for example, the BNCC, which in turn influence/guide the production of textbooks. Our main interest was, therefore, to analyze, from a discursive perspective, the writing and reading activities that, in the English language textbook, are based on proposals for multiliteracies. We were interested in analyzing the discourse materialized in the most representative activities of the proposal of the Pedagogy of Multiliterations (THE NEW LONDON GROUP, 1996). This analysis also implied determining the conditions for the production of multiliteracies writing-reading in the English language textbook, which, in turn, involves the relationship between the technological/digital universe, the need for multiliteracies and the subjects involved in this process. We use the theoretical-analytical device of materialist Discourse Analysis to treat the corpus. The corpus was consisted of 10 writing-reading activities extracted from the three volumes of the Alive High collection; these are the reading/writing activities most representative of the proposed activities that work with multiliteracies in the chosen textbook, that is, a group of activities that work with writing-reading in the production of meanings in multifaceted texts composed of different semiosis in increasingly digital environments. The aforementioned collection was chosen, among others available, based on the following criteria: a) it is the only one that works with the complex approach to language learning (the others work with socio-historical cultural/sociointeractional approaches) and this may represent an interesting point for the analysis, instead of choosing textbooks that are repeated in terms of the adopted approach; b) presents a significant circulation of copies (almost 04 million copies) since it started to appear as an option of choice in a National Textbook Program in Brazil, reaching a significant audience of students, teachers and schools; c) third most chosen English-language textbook since 2015, according to data from the National Education Development Fund (2021), which has never been out of the catalog since then, which demonstrates good adherence by teachers/schools. The initial hypothesis was that the conditions of productions of writing/reading activities involving multiliteracies in the chosen textbook are run through by a discourse of globalization evidenced on pre-constructed and paraphrastic movements of construction of meanings, which could be proven from the analysis of the corpus.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 050.744.464-73 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 16:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03