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Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA LAPA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA LAPA SILVA
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Um mapa nos cabelos de Mila: uma análise de Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida


PALAVRAS-CHAVES:

Memórias; Espaços; Colonialidade; Híbrido.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Na obra Esse cabelo, da autora luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, a narradora Mila organiza a biografia de seus cabelos, revisitando memórias da infância e histórias de seus familiares. Ao longo da narrativa, percebe-se uma história mais ampla que fala de uma geopolítica entre dois continentes, Europa e África. Partindo disso, o presente trabalho busca discutir a relação da narradora-protagonista com os espaços em que viveu, nos arredores de Lisboa, levando em consideração a escrita do livro — híbrido, entre o ensaio e o romance. Assim, as experiências vividas nessa cidade, juntos dos familiares de Mila, são atravessadas pelo passado colonial e imperial português. Nessa discussão, o objetivo é justamente evidenciar o ponto de vista singular da narradora sobre essa cidade em que lhe coube viver e crescer, bem como a colonialidade que persiste, configurando assimetrias sociais que se refletem nos espaços e nos modos de vivê-los. O livro se propõe a fazer uma biografia capilar da Mila, mas que se abre para várias histórias. Nesse sentido, a narradora resgata as rotas dos salões — memórias traumáticas —, expondo a perpetuação da mentalidade colonial sob diferentes vestes, assim como do racismo e do machismo, a partir de um padrão de beleza e de feminilidade difundido à época. Tudo isso é tecido com outras reflexões e digressões íntimas, que se inclinam para o ensaísmo. Para fundamentar esse estudo, serão utilizados os trabalhos de Stuart Hall (2013), Grada Kilomba (2019), Said (2001), Sheila Khan (2015), João Barrento (2010), entre outros. Com base nas discussões propostas por esses teóricos, será analisado como a personagem vai se reposicionado através das memórias que lhe interpelam, mudando a percepção de si. Na tentativa de reivindicar esse direito de narrar a biografia dos seus cabelos, Mila recria um mapa dos lugares em que viveu, dos espaços de beleza que visitou, combinando passado e o presente da escrita. Mas, a este mapa geográfico, sobrepõe-se um mapa de si mesma, como parte de um processo da narradora de acessar as raízes, a sua origem angolana, e entrar em contato com uma parte de si mutilada pelo meio em que cresceu.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROBERTA GUIMARÃES FRANCO - UFMG
Notícia cadastrada em: 03/11/2021 17:15
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