PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBYLENE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBYLENE DA SILVA
DATA : 26/10/2021
LOCAL: CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS
TÍTULO:

A construção de identidade a partir do ethos discursivo em perfis temáticos no Twitter


PALAVRAS-CHAVES:

Ethos discursivo; Cibercultura; Humor; Identidade.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

As formas de enunciar no século XXI vêm sendo transformadas constantemente, especialmente porque “todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados [...] pelo novo meio tecnológico” (CASTELLS, 2005, p. 108). Pensando nisso, compreendemos que é imperioso voltar nosso olhar para categorias de enunciados no âmbito do ciberespaço, uma vez que, a partir delas, podemos analisar os processos de construção do ethos discursivo e de identidade. Além disso, a relevância deste trabalho justifica-se pelo reduzido número de pesquisas que se propõem a articular tais conceitos no referido ambiente. Isso posto, objetivamos compreender como a construção do ethos discursivo relaciona-se com a constituição da identidade de sujeitos usuários de perfis temáticos no Twitter. Para tanto, nos apoiamos, principalmente, nas conceituações de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2015, 2020); de redes sociais e cibercultura (RECUERO, 2009, 2016; CASTELLS, 2003, 2005; LÉVY, 1996, 1999); de humor e discurso (TRAVAGLIA, 1990; POSSENTI, 1998, 2018) e de identidade (HALL, 2004). Por conseguinte, apresentamos um corpus constituído por tweets publicados em oito perfis temáticos com teor humorístico que, sobretudo, relatam e/ou fazem referência a comportamentos próprios e/ou de usuários do microblog. Assim, sabendo que a análise do discurso não dispõe de um dispositivo analítico fechado e único (MAINGUENEAU, 2015), nossos procedimentos analíticos partem da superfície linguística para o objeto discursivo (SUASSUNA, 2008), na tentativa de compreender de que maneira se constrói o dizer. Verificamos, até o momento, a elaboração de um ethos coletivo (KERBRAT-ORECCHIONI, 2010) que leva à construção de uma identidade singular para este grupo de usuários do Twitter: eles assumem, dentre outras, uma identidade pautada no destaque de características próprias negativas, a partir de uma visão de mundo pessimista, fazendo uso de uma linguagem com teor humorístico, por meio de memes e recursos como a ironia e a ambiguidade, por exemplo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MORGANA SOARES DA SILVA - UFRPE
Interna - 1651569 - SIANE GOIS CAVALCANTI RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 12:13
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