PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MARCONE FERREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE MARCONE FERREIRA DA COSTA
DATA : 20/10/2021
LOCAL: UFPE - MODO VIRTUAL

UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA ECLESIOLOGIA DO PAPA FRANCISCO: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS

Linguística Sistêmico-Funcional; Processos Mentais; Papa Francisco; Discurso Religioso.

Este trabalho está inserido nos estudos da linguagem que se interessam pela relação entre a linguagem e a sociedade, especificamente, pela relação entre linguagem e construção da Eclesiologia do Papa Francisco. Nosso enfoque é analisar o discurso religioso à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), observando os contextos de Cultura e de Situação, bem como a léxico gramática do Sistema de Transitividade nos Processos Mentais que permeiam os referidos discursos constitutivos do nosso corpus. Desse modo, pretendemos estudar como se dá o processo de construção da Eclesiologia do Papa Francisco, a partir da linguagem escrita, especificamente, nos documentos Evangelii Gaudium (2013) e Laudato Si (2015), uma vez que o pontífice estabelece relação não só com católicos, mas também com a sociedade civil, visto que os documentos oficiais da Igreja Católica são lidos por milhões de pessoas. Além disso, a escolha desses dois documentos, dentre os já publicados pelo pontífice, se deu em razão de serem os primeiros documentos publicados por ele. A coleta dos Processos Mentais, para posterior classificação e análise, foi realizada com o apoio do software Wordsmith Tools, desenvolvido em 1996 por Mike Scott, com o qual localizamos os radicais dos Processos Mentais com a porção textual do seu contexto. A classificação dos Processos Mentais foi realizada a partir de Fuzer e Cabral (2015), que apontam quatro tipos de Processos, a saber: Cognitivos, Desiderativos, Emotivos e Perceptivos. A coleta e análise preliminar realizada até o momento indica a maior quantidade de ocorrências dos Processos cognitivos, o que parece indicar a busca por uma linguagem referencial, em diálogo com outras áreas do conhecimento, inclusive, o científico para o diálogo tanto com católicos, como para com a sociedade civil, que inclui pessoa de diferentes credos. Além disso, é perceptível, nos discursos do Papa Francisco, que a escolha dos Processos Mentais não é aleatória, uma vez que a linguagem é usada tendo em vista os propósitos comunicativos do pontífice, que é exortar os católicos para uma nova evangelização e abrir diálogo com os habitantes do planeta para o cuidado com a “casa-comum”.

Externa à Instituição - NEDJA LIMA DE LUCENA - UFRN
Externo à Instituição - WELLINGTON VIEIRA MENDES - UERN
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 12:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08