PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: ANDREZZA GOMES DE LIMA BEZERRA

DISCENTE : ANDREZZA GOMES DE LIMA BEZERRA
DATA : 12/08/2021
LOCAL: Recife

O Naturalismo em Morbus: romance patológico, de Farias Neves Sobrinho

Romantismo. Naturalismo. Realismo. Faria Neves. Neurose hereditária.

No século XIX, devido aos avanços científicos da época, houve o surgimento de escolas literárias que atenderam mais às necessidades socias e artísticas do que o Romantismo – escola literária em voga na época. O Naturalismo e o Realismo então surgem com grande influência do cientificismo. Estas escolas renderam frutos em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Este trabalho dedica-se a analisar e assim, consequentemente, valorizar, a obra de um autor pernambucano que costuma ser esquecida nos manuais e Histórias da literatura. Morbus: um romance patológico (2005), de Faria Neves Sobrinho, é um romance que se encaixa no molde naturalista, mas que não costuma ser estudado no meio literário. Neste trabalho, além de nos debruçarmos sobre o contexto social do século XIX, as características das escolas romântica, realista e naturalista; faremos a análise do romance de Faria Neves exemplificando-as através de trechos da obra. Veremos como traços naturalistas importantes como a neurose hereditária, o anticlericalismo e a histeria se manifestam neste romance exemplar do autor pernambucano Faria Neves Sobrinho.

Presidente - 2452262 - FABIO CAVALCANTE DE ANDRADE
Interna - 2166090 - IMARA BEMFICA MINEIRO
Externo à Instituição - LUIZ FELIPE DE QUEIROGA AGUIAR LE
Notícia cadastrada em: 29/07/2021 10:25