PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE CALIXTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE CALIXTO DOS SANTOS
DATA : 31/05/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

“O patronato é uma segunda paternidade, o sacrifício é a alma da caridade”: A trajetória de Carlos Alberto de Menezes (1878-1904)


PALAVRAS-CHAVES:

Catolicismo; Carlos Alberto; Indústria.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

De posse do desafio de narrar a trajetória de um engenheiro que nasceu na cidade do Rio de Janeiro e chegou ao estado de Pernambuco, desconhecido de todos e de tudo, mas que ainda assim pôs em prática um programa de gerenciamento cristão em uma fábrica de tecidos, propomos apresentar algumas reflexões e análises, que nos chegaram através da pesquisa de dissertação aqui apresentada. Carlos Alberto de Menezes foi um homem católico, integrante de uma elite econômica e social, que entre fins do século XIX e início do século XX, desenvolveu ações em prol do catolicismo, que buscava o prestígio que se esvaia junto com o fim do regime do padroado régio e ascensão da república. O cenário que se desenhava exigia ação por parte dos católicos, e Carlos Alberto assim o fez até seus últimos dias de vida: organizou e discursou em congressos, trouxe congregações religiosas da Europa para educar e formar a classe operária que atuaria no setor industrial, colocou a igreja dentro da fábrica. Cartas, relatórios, discursos e matérias de jornais ajudarão a contar esta história.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 435419 - ISABEL CRISTINA MARTINS GUILLEN
Externo ao Programa - 2278835 - MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA
Presidente - 1184646 - PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
Notícia cadastrada em: 27/05/2022 17:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06