PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO BRAGA TELES DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO BRAGA TELES DA ROCHA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

“APELANDO PARA A JUSTIÇA DE DEUS, NA VOZ DA HISTÓRIA”: A FABRICAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA SOBRALENSE PRODUZIDA POR PADRES-HISTORIADORES (1922 - 1991)


PALAVRAS-CHAVES:

Padres-Historiadores. História da Historiografia. Sobral.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Este trabalho se baseia no estudo acerca da fabricação da historiografia sobralense produzida por padres-historiados, entre os anos de 1922 e 1991. A pesquisa busca analisar o lugar social, a prática e a escrita das obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, Dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira e Francisco Sadoc de Araújo), divididos em duas gerações, problematizando, a partir das respectivas operações historiográficas, as definições de arquivos, as construções de conceitos e a consolidação de redistribuições recorrentes nas narrativas historiográficas que proporcionaram a montagem de imagens sobre a cidade de Sobral que foram apropriadas, ao longo do tempo, pelo poder público, consolidando visões idealizadas de uma cidade modelar, católica e branca, que deveria ter seu modelo exportado para outras espacialidades. Tais imagens serviram como mote para consolidar uma cidade com “raízes históricas” bem definidas, mas que também se move para o “progresso”, buscando, a partir da história, proteger o passado da cidade ao passo que tenta pavimentar um discurso para o futuro, almejando uma posse da ordem do tempo, tratando as obras historiográficas como bíblias para a cidade. No primeiro capítulo, estudamos um pouco sobre os protagonistas da escrita da história na cidade, tentando entender um pouco do lugar social de cada um. No capítulo seguinte, realizamos uma análise mais densa sobre o fazer historiográfico realizado pelas padres-historiadores, adentrando especialmente na prática e na escrita da história. No terceiro capítulo, analisamos a construção de autoimagens associadas que ajudam a compor o conceito de sobralidade, fundamental para a política sobralense. Por fim, no quarto capítulo, realizamos reflexões sobre a produção de discursos na história, e a utilização destes pelo poder público, acerca das expedições para verificação da Teoria da Relatividade, no ano de 1919.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 380.095.524-53 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR - UNICAMP
Externo à Instituição - FRANCISCO DENIS MELO - UVA
Interna - 415673 - REGINA BEATRIZ GUIMARAES NETO
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 12:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03