Gincanas, cartilhas e memórias: A fabricação da Cultura Popular no Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral na Paraíba (1970-1985)
Movimento Brasileiro de Alfabetização. Integração Nacional. Cultura Popular.
Este tese estuda as apropriações da cultura popular realizadas pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização, em sua estratégia de produção da adesão, do consenso, consentimento e legitimidade da ditadura civil militar na Paraíba. Criado no intuito de alfabetizar adultos, dentro da lógica governamental do “milagre brasileiro” e da integração nacional, o Mobral emerge dentro de um conjunto amplo de iniciativas que, num duplo jogo, interviam sobre a população na modernização de seus hábitos e agenciavam o estabelecimento de uma rede de relações que atavam as pessoas comuns de todo o país, ao Mobral central, criando um conjunto de práticas que visavam o engajamento constante desta população. Entre tais práticas destacaram-se aquelas que, ao longo do século XX, foram classificadas como cultura popular e folclore, e que foram amalgamadas com dispositivos da cultura letrada como programas de rádio e livros pelo programa Mobral cultural. O objetivo deste trabalho é compreender como este programa tornou-se possível, bem como as relações que foram estabelecidos por ele e pelo Mobral de maneira mais
ampla com a população. Na construção desta tese utilizamos como metodologia a análise do discurso e como fontes periódicos, revistas, correspondências, relatórios, leis, diários do congresso Nacional e relatos orais de memória.