PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EWERTON WIRLLEY SILVA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EWERTON WIRLLEY SILVA BARROS
DATA : 26/08/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A METAMORFOSE DO FOLCLORE: UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA POR VERÍSSIMO DE MELO (1944-1974)


PALAVRAS-CHAVES:

Historiografia Brasileira; História Intelectual; Movimento Folclórico Brasileiro; Clube Internacional de Folclore; Sociedade Brasileira de Folclore; Comissão Nacional de Folclore.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Nesta dissertação, tive como pretensão a investigação da institucionalização do campo de estudos folclóricos nas esferas acadêmico-científica brasileiras. Para atender essa proposta, delimitei a pesquisa ao abordar a trajetória de Veríssimo Pinheiro de Melo (1921-1996) – um intelectual norte rio-grandense que participou desse processo de inserção institucional do saber folclórico no Instituto de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir da década de 1960. Em um cenário em que as ciências sociais já haviam se consolidado nas universidades brasileiras, sobretudo no formato de Centros e Departamentos Acadêmicos, investiguei a hipótese de que Veríssimo de Melo metamorfoseou o campo de estudos do folclore para inseri-lo no campo da antropologia cultural, como uma maneira de viabilizar a sua institucionalização acadêmica. Em vista disso, procurei problematizar a sua trajetória intelectual iniciada no Ensino Superior no ano de 1944, seguida do seu encontro com os estudos folclóricos, examinando o seu manuseio das fontes e métodos de pesquisa, mapeando as suas relações intelectuais, explorando ainda as relações de saber e poder que estavam no cerne das ciências sociais durante o período de sua trajetória profissional e, finalizando a pesquisa, em 1974, ano decisivo para a realização desses objetivos. Então, para a realização deste trabalho, utilizei e manuseei fontes bibliográficas, epistolares, periódicas e atas institucionais. No arcabouço teórico, fundamentei-me nas categorias de intelectual, campo, memória, emoções e biografia operacionalizadas, respectivamente, por Jean-François Sirinelli, Pierre Bourdieu, Henri Bergson, David Le Breton e François Dosse. O percurso metodológico que adotei e percorri foi balizado nas reflexões da análise de discurso elaborada por Michel Foucault.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BENITO BISSO SCHMIDT - UFRGS
Externo à Instituição - FRANCISCO FIRMINO SALES NETO - UFCG
Presidente - 380.095.524-53 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 05/08/2021 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08