PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PAULO CESAR DO NASCIMENTO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO CESAR DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA : 21/03/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Forces on Dislocations and the Limits of Classical Elasticity in 2D


PALAVRAS-CHAVES:

Física do Estado Sólido. Cristais Bidimensionais. Teoria da Elasticidade.
Plasticidade. Dislocations.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta tese investiga alguns limites da teoria clássica da eslasticidade em 2D, especialmente no que concerne a forças em defeitos topológicos chamados dislocations. Inicialmente, a tese comenta cada passo de aproximação usado ao se derivar a Elasticidade Clássica. Novas dis-cussões são feitas sobre a suposição do contínuo e sobre os limites de sua aproximação soma-para-integral. Adicionalmente, um formalismo matemático alternativo para deformações em 2D é introduzido a fim de obter equações e inferências física mais simples.

Após isso, a noção de força do “core” é estudada. Esta é uma correção à força clássica cobre um dislocation, chamada força de Peach-Koehler, e que apareça quando na presença de gradientes de deformação. Ela tinha sido prevista por diferentes abordagens, mas nunca observada, até um trabalho que é apresentado nesta tese. Um modelo de simulação para in-vestigar esta força e seus resultados são mostrados. Ao comparar com as abordagens teóricas anteriores, verifica-se que nenhuma delas é capaz de fornecer uma forma de prever quantitativamente a força do “core”. Além disso, é mostrado que, para alguns sistemas, resultados desta força podem ser usados para prever um valor definido para a chamada energia do “core” de um dislocation.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HARTMUT LÖWEN
Externo à Instituição - MILORAD MILOŠEVIC
Interno - 1170986 - ANTONIO MURILO SANTOS MACEDO
Interno - 1130930 - JOSE ALBINO OLIVEIRA DE AGUIAR
Presidente - 1693548 - SERGIO WLADEMIR DA SILVA APOLINARIO
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 12:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06