PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA RAMOS
DATA : 09/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Através de Videoconferência: https://meet.google.com/nvu-gjyx-kkf
TÍTULO:

Estatística Fracionária e a Termodinâmica do Modelo de Hubbard Com Alcance Infinito no Regime de Spin Incoerente


PALAVRAS-CHAVES:

modelo de Hubbard de alcance infinito; estatística fracionária de exclusão; energia livre grã canônica; spin-incoerente


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Nos dois capítulos iniciais, abordamos a motivação e os fundamentos da estatística fracionária de exclusão (EFE) de Haldane. Esta proposta foi formulada por F. D. M. Haldane em 1991, e concerne uma generalização do princípio de Pauli para sistemas de muitas partículas. Essa estatística é baseada na contagem de estados quânticos e é válida em qualquer dimensão espacial. Além disso, verificamos que a EFE se mostra efetiva para mapear sistemas de bósons ou férmions interagentes em um sistema de quasipartículas com estatística governada por uma matriz g, com aspectos físico-matemáticos bem definidos. Em seguida, descrevemos o exemplo de Wu, isto é, o gás ideal composto dessas quasipartículas ou espécies, denominadas exclusons, permitindo a derivação de propriedades como número de ocupação e energia total. Ressaltamos, nesse contexto, a nossa proposta de uma demonstração alternativa do teorema abaixo: "Em duas dimensões, o calor específico a volume constante é independente de g".


Após a introdução dos métodos de estatística fracionária, nós os utilizamos para tratar o modelo de Hubbard de alcance infinito. De fato, este modelo interagente pode ser mapeado em um gás ideal de três espécies de exclusons obedecendo à uma EFE de Haldane-Wu com uma matriz estatística g bem definida. Esta formulação foi utilizada, com sucesso, na descrição de outras variações do modelo de Hubbard. Assim, foi determinada a energia livre grã-canônica do sistema e, em seguida, usando a parte singular da energia livre, exploramos o sistema na região próxima ao ponto crítico: 𝑇=0, 𝜇=0 e 𝑈=Δ. Nessa região, a energia livre é representada por uma série de potências, oermitindo o cálculo dos expoentes críticos associados aos regimes quântico e quântico crítico. Salientamos que, no regime quântico crítico, os coeficientes da série são dados em termos das funções de Lerch.


Por fim, derivamos resultados no contexto do modelo de Hubbard de alcance infinito no regime de spin-incoerente. Em particular, derivamos a energia livre grã canônica no limite de acoplamento forte, permitindo o cálculo da entropia e do calor específico. Mostramos que essas quantidades são descritas por séries de potências, cujos coeficientes são resumidos em duas tabelas, das quais podemos obter gráficos para várias dimensões (até dez), e no limite 𝑑→∞. Para dimensões pares, as séries são finitas e definidas por funções polinomiais com ordem crescente com a dimensionalidade. Destacamos, ainda, o uso de técnicas de soma de Borel para contornar a divergência da série para dimensões ímpares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1129671 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO FILHO
Interno - 2287840 - ERNESTO CARNEIRO PESSOA RAPOSO
Externo à Instituição - FRANCISCO CASTILHO ALCARAZ - USP
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 07:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07