PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDERSON DE SOUZA BIBIANO FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE SOUZA BIBIANO FILHO
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Através de Videoconferência: https://meet.google.com/zeb-ephy-rwz
TÍTULO:

Transição de Kosterlitz-Thouless numa cadeia escada de spin mistos sob um campo magnético


PALAVRAS-CHAVES:
Transições de fase quântica, Modelo do Hamiltoniano de Heisenberg, Cadeia escada de spin misturado com spin-$1$ e spin-$\frac{1}{2}$.

PÁGINAS: 86
RESUMO:

Em temperatura zero, flutuação térmica é eliminada e transições de fase irão ocorrer devido à flutuações que surgem do princípio da incerteza de Heisenberg. Isolantes magnéticos, descritos pelo modelo do Hamiltoniano de Heisenberg, são uma conhecida classe de sistemas que podem ser submetidos a transições de fase quântica quando expostos a um campo magnético. O campo magnético induz a transição fechando gaps de energia através do efeito Zeeman. Exemplos de sistemas que passam por essas transições são a cadeia antiferromagnética de spin-$1$, a cadeia escada antiferromagnética de spin-$\frac{1}{2}$, a cadeia ferrimagnética e a cadeia escada ferrimagnética de spin misturado com spin-$1$ e spin-$\frac{1}{2}$. A presença do gap no espectro de energia com campo magnético zero leva a um plateau de magnetização na curva de magnetização. Usamos o grupo de renormalização da matriz densidade para investigar curvas de magnetização da cadeia escada de spin misturado com spin-$1$ e spin-$\frac{1}{2}$, para acoplamento antiferromagnético e ferromagnético entre as pernas da escada $J_{\perp{}}$. Para $J_{\perp{}}>0$, o estado fundamental é ferrimagnético com spin total igual a $\frac{1}{3}$ do valor de saturação, o $\frac{1}{3}$-plateau dado que o estado fundamental possui um gap para excitações que aumentam o spin total em 1 unidade. Diminuindo $J_{\perp{}}$ abaixo de zero, o estado fundamental se torna um singleto, mas o $\frac{1}{3}$-plateau sobrevive até o valor crítico $J_{\perp{}}=J_{c}$. Dado que o gap fecha sob magnetização constante, é uma transição do tipo Kosterlitz-Thouless. Para determinar $J_{c}$, fizemos análise de escala finita da largura do plateau.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NATANAEL DE CARVALHO COSTA - UFRJ
Interno - 1129671 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO FILHO
Presidente - 2378411 - RENE RODRIGUES MONTENEGRO FILHO
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08