PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JEFFERSON LIMA COSTA

DISCENTE : JEFFERSON LIMA COSTA
DATA : 27/09/2022
LOCAL: Através de Videoconferência: meet.google.com/mwm-veej-rnz

Estudos de relaxação magnética em filmes de Fe75Co25 com forte anisotropia induzida.

Filmes finos magnéticos; ressonância ferromagnética; relaxação; sputtering; anisotropia induzida; magnetorresistência.

Nesta dissertação investigamos propriedades estáticas de dinâmicas de filmes de FeCo crescidos pela técnica de sputtering. Os filmes foram crescidos inclinados em relação à direção de deposição. Esta técnica induz microestrutura inclinada que leva ao aparecimento de uma anisotropia uniaxial muito forte no plano da amostra. O ângulo de inclinação usado no processo de deposição variou de 0o a 50o, com intervalos de 5o. Utilizamos a técnica de ressonância ferromagnética para investigar a dependência angular do campo de ressonância e da largura de linha para cada amostra. Os dados experimentais foram analisados com base em um modelo fenomenológico que leva em consideração a energia livre magnética. O modelo permite ajustar a dependência angular do campo de ressonância e largura de linha. A partir dos ajustes extraímos os seguintes parâmetros físicos: fator de Landé, campos de anisotropia no plano e perpendicular ao plano, etc. Também uma investigação preliminar de curvas de magnetorresistência anisotrópica que também foram analisadas pelo mesmo modelo fenomenológico.

Presidente - 1206583 - ANTONIO AZEVEDO DA COSTA
Interno - 2457389 - EDUARDO PADRON HERNANDEZ
Externo à Instituição - JOAQUIM BONFIM SANTOS MENDES - UFV
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 10:43