PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALLISON RODRIGO PESSOA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLISON RODRIGO PESSOA DA SILVA
DATA : 18/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Através de Videoconferência: https://meet.google.com/fom-rrek-vtg
TÍTULO:

Caracterização espacial, espectral, e resolvida no tempo utilizando conversão ascendente de energia em partículas individuais para micro e nanotermometria.


PALAVRAS-CHAVES:
termometria por luminescência, ions lantanídeos, conversão ascendente de energia, espectroscopia de partícula individual, imageamento hiperespectral.

PÁGINAS: 95
RESUMO:
A comunidade científica observa cada vez mais à fundo fenômenos em micro e nanoescala. A miniaturização de circuitos eletrônicos, equipamentos médicos e biológicos, e dispositivos de comunicação demanda investigações neste nível. Particularmente, medir temperatura em escalas submicrométricas é crucial para analisar inúmeros processos físico-químicos. Para este fim, ions lantanídeos dopados em matrizes de estado-sólido são de especial interesse devido as suas propriedades ópticas singulares. Entretanto, para de fato serem alcançadas altas resoluções espaciais, medidas em nível de partícula individual precisam ser empregadas, o que traz muitos artefatos físicos e instrumentais que podem perturbar a resposta térmica desses sistemas. Este trabalho tem o objetivo de caracterizar experimentalmente e teoricamente partículas individuais de NaYF4: Yb3+/Er3+ funcionando como termômetros, e também de investigar o papel de parâmetros físicos e instrumentais que afetam as medidas de temperatura. Os estudos experimentais envolveram medidas espectrais, caracterização por Microscopia por Varredura de Sonda, e análise da luminescência resolvida tempo. Em particular, a técnica de imageamento hiperespectral é usada para investigar a resposta térmica de diferentes grupos de ions dentro de uma partícula individual. Computacionalmente, foram empregados algoritmos para simular a dinâmica de população eletrônica durante a interação da luz com a matéria. Isto permite testar e posteriormente prever o comportamento de sistemas lantanídeos para termometria. Os resultados discutidos neste trabalho podem ajudar a entender mais profundamente os fatores internos e externos que interferem na confiabilidade de micro e nanotermômetros individuais, e a estabelecer um novo método de análise de efeitos superficiais.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1295016 - ANDERSON MONTEIRO AMARAL
Externo à Instituição - MARCIO ANDRE RODRIGUES CAVALCANTI DE ALENCAR - UFS
Interno - 3091529 - MICHAEL CABRERA BAEZ
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 10:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07