PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JEAN FELIPE OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : JEAN FELIPE OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 22/02/2022
LOCAL: Através de videoconferência

Ferromagnetic Resonance by micromagnetic simulation in hollow pillars

Ressonância Ferromagnética. Simulação Ferromagnética. Ferromagnetismo. Campo de Anisotropia.

Neste trabalho foi analisado, por meio de simulação computacional, estruturas unitárias de nanopilar e arranjos de nanopilares. O estudo foi feito utilizando o simulador Oriented Object Micromagnetic Framework (OOMMF) utilizando o Método de Diferenças Finitas (MDF) para simular Ressonância Ferromagnética nos sistemas estudados. Os nanopilares quadrados de Níquel possuem comprimento lateral D = 30 nm e altura L = 120 nm. Também foi variado o tamanho da cavidade interna neste sistema, com valores de d = 0 nm (pilar sólido), d = 10 nm e d = 20 nm. Para o estudo dos arranjos de pilares, estes foram dispostos em uma matriz 3x3. Além de herdar as características de variação da cavidade, cada pilar possuía uma distância inicial de a-D = 5 nm entre seus vizinhos. Esta distância foi alterada para a-D = 10 nm, a-D = 20 nm e a-D = 50 nm para analisar a influência nas interações dipolares deste sistema. Foi considerado a interação Zeeman ao incidir um campo magnético externo na superfície. Devido a geometria deste sistema, o campo de anisotropia HA foi estudado para cada sistema de nanopilar. O modelo teórico para ajuste dos nossos parâmetros e análise do campo de anisotropia foram as equações de Kittel. Foram estudados para os pilares unitários as frequências de pico principal e secundário, a fim de obter informações sobre o campo de anisotropia da amostra. Para os picos primários, comparando com trabalhos da literatura notou-se que a resposta de ressonância ferromagnética vinha das laterais da estrutura no eixo z, nos picos secundários, os valores de HA para campo perpendicular possuem grandes divergências de acordo com o modelo. Também foi possível observar que o ajuste para o campo de anisotropia melhora quão maior for d. Devido as análises feitas para pilares unitários, não foram analisados os picos secundários para arranjos de pilares. Para os picos primários com campo perpendicular aplicado, foi observado que as equações de Kittel para ressonância ferromagnética não ajustam corretamente os valores de $H_A$. Na análise dos campos paralelos, procurou-se analisar a influência dos pilares vizinhos no valor de $H_A$. Utilizou-se um modelo considerando o fator de empacotamento do sistema. Neste modelo, foi comparado quando considera-se a cavidade no centro dos pilares e supondo-os pilares sólidos. A partir de comparação com resultados na literatura, o fator de empacotamento que melhor descreveu o sistema foi o primeiro, pois é adicionado mais efeitos dipolares ao sistema.

Presidente - 2457389 - EDUARDO PADRON HERNANDEZ
Interno - 2378411 - RENE RODRIGUES MONTENEGRO FILHO
Externo à Instituição - ROBERTO LAZARO RODRIGUEZ SUAREZ
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 11:09