PPGEST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA - CCEN DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA CLOTILDE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA CLOTILDE DA SILVA
DATA : 16/02/2022
LOCAL: Remoto

Um Critério de Seleção Para Modelos Beta Baseado no Trade-off Predição e Qualidade de Ajuste

distribuição beta, critérios de seleção de modelos,  pseudos R^2, coeficientes de predição, método bootstrap paramétrico.

Muitas vezes surge a necessidade de estudar dados cujos valores pertencem ao intervalo (0; 1), e quando o interesse consiste em ajustar modelos de regressão para tais dados, o uso do modelo de regressão normal linear pode fornecer valores mal ajustados, excedendo os limites do intervalo. Nesse caso, podemos optar pelo uso do modelo de regressão beta, proposto por Ferrari e Cribari-Neto (2004), que tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente. Tal modelo se baseia em supor que a variável resposta segue uma distribuição beta, assumindo uma nova parametrização, indexando a média da resposta e um parâmetro de precisão. O uso desse modelo tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e diversos trabalhos têm sido desenvolvidos, propondo algumas extensões, como é possível ver em Smithson e Verkuilen (2006), Simas et al. (2010), Carrasco et al. (2014), entre outros. Além das extensões do modelo beta, alguns métodos de análise de diagnóstico também foram desenvolvidos para essa classe de modelos, buscando verificar a adequabilidade do ajuste, identificando possíveis afastamentos das suposições feitas para o modelo. Entretanto, o uso das técnicas de diagnóstico normalmente segue após a escolha de um conjunto de covariáveis consideradas relevantes para o modelo, esse procedimento é conhecido como seleção de modelos, e muitos métodos e critérios têm sido desenvolvidos para sua realização, dentre eles destacam-se os pseudos R^2, que avaliam a proporção de variação da variável resposta que pode ser explicada pelo modelo ajustado, essas medidas foram estudadas e implementadas por Bayer e Cribari-Neto (2017) para a classe de modelos betas. Além dessas quantidades, dispomos também de mais um critério para selecionar modelos, denotado por P^2, que identifica a habilidade do modelo em predizer bons valores para a variável resposta, com base na estatística PRESS (Predictive Residual Sum of Squares), proposta por Allen (1971) e introduzida aos modelos beta por Espinheira et al. (2019). Uma vez que a definição de alguns critérios de seleção tem como interesse verificar o poder de explicação da variabilidade da resposta, ou o poder de predição dos valores desta variável, esse trabalho, tem como objetivo apresentar mais uma medida para selecionar modelos de regressão beta, no entanto, considerando ambos os interesses, isto é, desenvolvemos uma medida que considera tanto a quantidade de variabilidade explicada pelo modelo como também a predição de bons valores. Avaliamos o desempenho da medida proposta por meio de estudos de simulação de Monte Carlo, considerando diversos cenários, também aplicamos bancos de dados reais que reafirmam a eficácia da nossa medida.

Externo à Instituição - MICHEL H. MONTORIL
Interno - 1279737 - FRANCISCO CRIBARI NETO
Presidente - 1196642 - PATRICIA LEONE ESPINHEIRA OSPINA
Externo à Instituição - RAFAEL IZBICKI