PPGEST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA - CCEN DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMMY CAMASCA OLIVARI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMMY CAMASCA OLIVARI
DATA : 21/02/2022
LOCAL: videoconferência, às 9h
TÍTULO:

Modelos não lineares de efeitos mistos para dados censurados com erros elípticos autorregressivos.



PALAVRAS-CHAVES:

Modelos de efeitos mistos, Dados censurados, Distribuição elíptica, Erros autoregressivos, Resíduos de martingais, Algoritmo EM, Medidas de diagnóstico. 



PÁGINAS: 60
RESUMO:

Os modelos de efeitos mistos são ferramentas frequentemente usadas para o estudo de dados em ensaios clínicos. No entanto, devido a possível complexidade deste tipo de dados, torna-se atrativo o desenvolvimento de extensões destes modelos com suposições mais flexíveis. Neste contexto, propomos uma extensão robusta dos modelos de efeitos mistos com respostas censuradas e erros autorregressivos de ordem "p". Para isso, atribuímos inicialmente a classe de distribuição elíptica às componentes aleatórias do modelo. Esta família de distribuições nos permitirá trabalhar com conjuntos de dados com caudas mais leves ou mais pesadas que a normal, possibilitando um ajuste menos sensível a presença de observações atípicas. Dessa forma, um algoritmo do tipo EM foi desenvolvido para calcular as estimativas de máxima verossimilhança e os erros padrão dessas estimativas foram obtidos utilizando a matriz de informação empírica. Para avaliar a qualidade do ajuste e as premissas do modelo proposto foram utilizados os resíduos martingais e medidas de diagnóstico com base na abordagem de influência global e local. Apresentamos estudos de simulação sob diferentes cenários para avaliar as propriedades assintóticas dos estimadores e o desempenho dessa classe de modelos na presença de observações atípicas. Ao final, foi analisado dois exemplos práticos com dados reais referente a um estudo de casos no tratamento de pacientes com HIV-1.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CELSO RÔMULO BARBOSA CABRAL
Presidente - 2259583 - ALDO WILLIAM MEDINA GARAY
Externo à Instituição - JUVENCIO SANTOS NOBRE
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 14:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08